abril 30, 2012

Odone participa da entrega dos laudos técnicos sobre o Presídio Central

   Na manhã desta segunda-feira (30), o deputado Paulo Odone acompanhou a entrega dos laudos técnicos da situação do Presídio Central de Porto Alegre para o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal, elaborado pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul(OAB/RS), em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) e com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul(CREA-RS).
   Os laudos apontam problemas gravíssimos na casa prisional. Odone e o presidente da OAB, Claudio Lamachia, entendem que defender os direitos humanos dos presos é defender a sociedade de pessoas que saem do Central mais violentas, já que hoje, o presídio de Porto Alegre serve muito mais como uma escola pro crime.
   A situação do Presídio Central foi relatada por Odone na homenagem aos 80 anos da OAB na Assembleia Legislativa, no dia 11 de abril. Durante seu discurso, o parlamentar pediu que a OAB capitaneasse o problema do presídio central em Porto Alegre, considerado hoje o pior do Brasil, segundo a CPI do Sistema Carcerário, com uma superlotação de 4600 presos, o dobro de sua capacidade, além da precaridade das instalações. “Engajada com as questões sociais atuais e primando sempre pela Justiça, sugeri a nossa querida OAB-RS em união com a Assembleia Legislativa, que envide esforços para a solução da situação lamentável que se encontra o presídio central”, disse o deputado.
Lamachia relatou que foi feita mais uma vistoria a partir da manifestação de Odone. Os laudos produzidos por estas entidades é causa de preocupação. “A situação do presídio de Porto Alegre é um quadro de uma tragédia anunciada se alguma coisa não for feita”, enfatizou o presidente da OAB.
   O deputado Paulo Odone complementou que o movimento pelo Central não é midiático e nem partidário contra o governo: “se ninguém resolveu, tá na hora de resolver”.
   Postal afirmou que cópias dos documentos trazidos serão repassadas a todos os deputados estaduais. Além disso, o tema será levado à discussão na reunião da Mesa Diretora e dos líderes partidários, na próxima semana.
   Participaram também da audiência, no Palácio Farroupilha, o vice-presidente do Cremers, Fernando Weber Matos; o presidente do CREA/RS, Luiz Alcides Capoani; o coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Ricardo Breier.

abril 27, 2012

PPS e mais cinco partidos oficializam frente partidária em Porto Alegre

Na quarta-feira (25), os partidos PPS, PMN, PT do B, PRP e PRTB lançaram em Porto Alegre, a Frente Política Cidadã. O presidente municipal do PPS, deputado Paulo Odone, foi o anfitrião do encontro na sede do partido. Na oportunidade, os presidentes municipais, além de Odone, Marcos Pinheiro (PRP), Gilberto Siqueira (PT do B), Max Andrade (PMN) e Altair Alves (PRTB), apresentaram carta compromisso com ações e propostas para todas as áreas e segmentos de Porto Alegre. 
Paulo Odone ressaltou em seu discurso que o compromisso da Frente Política Cidadã é de não ser apenas uma coligação eleitoral, mas uma unidade partidária e de representação parlamentar. “Reafirmamos que nosso compromisso na Câmara, pelos próximos quatro anos, será de representar esse conjunto de forças partidárias, com capacidade de exercer uma nova prática política, voltada para os porto-alegrenses”. Afirmou. Ele ainda destacou que ao ser concretizada a Frente, os partidos estão dando um passo nesse sentido, respaldada pela coerência que tem caracterizado a história dos líderes partidários que a integram.
     
Além dos presidentes municipais, também estiveram presentes, pré-candidatos a vereador, membros das executivas estaduais e demais filiados dos partidos.

        Na próxima semana, os partidos voltam a reunir para discutir a eleição majoritária na Capital.

abril 18, 2012

Aprovada audiência pública do Projeto IPE-Saúde

Foi aprovado o requerimento do deputado Paulo Odone (PPS) para a realização da audiência pública para debater o projeto que trata da inclusão do pai e da mãe do servidor público no Plano IPE-Saúde, o PLC 154/2011.

O requerimento de audiência pública foi aprovado por unanimidade pelos integrantes da comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa. O PLC 154/2011 tramita desde 29 de abril de 2011 e já obteve parecer favorável pela Comissão de Constituição e Justiça.

A audiência será realizada no dia 10 de maio, às 9h30min, no Espaço Convergência da Assembleia Legislativa e contará com a presença de representantes do Governo do Estado ligados à gestão do IPE-Saúde e representantes das diversas entidades representativas dos servidores públicos. 

Odone cobra do Governo proposta de política salarial para quadro geral

     Durante a Sessão Plenária desta terça-feira (16), o deputado estadual Paulo Odone (PPS) manisfestou-se contrário ao Projeto de Lei 46/2012, do Executivo que institui uma parcela autônoma especial a todos integrantes do Quadro Geral dos Funcionário Públicos do Estado, retroativa a 1º de março.

     “Não justifica que nos chamem aqui para votar um projeto que dá um abono emergencial que só cobre o piso regional em alguns casos”, disse Odone sob aplausos dos manifestantes, justificando que os integrantes do Quadro Geral querem uma solução definitiva para a carreira.

     O projeto que foi aprovado por 27 votos a 12, depende agora da sanção do governador Tarso Genro para entrar em vigor.

abril 15, 2012

Calendário do Orçamento Participativo





Orçamento Participativo 2012/2013

Assembleias Regionais e Temáticas
Datas: de 16 de abril a 22 de maio de 2012

Horário das Plenárias durante a semana: 19 horas
  • Horário aos Sábados: 15 horas

Abril

16 de abril: segunda-feira – Temática Educação, Esporte e Lazer
Assembleia Legislativa – Teatro Dante Barone

17 de abril: terça-feira – Temática Circulação e Transporte e Mobilidade Urbana
Assembleia Legislativa – Teatro Dante Barone

18 de abril: quarta-feira – Temática Habitação, Organização da Cidade e Desenvolvimento Urbano e Ambiental
Assembleia Legislativa – Teatro Dante Barone
                                         
19 de abril: quinta-feira – Região Cruzeiro
Escola Loureiro da Silva – Rua Capivari nº 1999

23 de abril: segunda-feira – Temática Cultura
Assembleia Legislativa – Teatro Dante Barone

24 de abril: terça-feira – Temática Saúde e Assistência Social
Assembleia Legislativa – Teatro Dante Barone

25 de abril: quarta-feira – Temática Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e Trabalho
Assembleia Legislativa – Teatro Dante Barone

26 de abril: quinta-feira – Região Centro
Assembleia Legislativa – Teatro Dante Barone

28 de abril: sábado – Região Nordeste
Escola Municipal Dep. Vitor Issler – Rua 19 de fevereiro n° 330

Maio

02 de maio : quarta-feira – Região Cristal
Escola Municipal Eliseu Paglioli – Rua Butui nº 221

03 de maio: quinta-feira – Região Centro Sul
Centro Regional Sul e Centro Sul (Antigo CECOPAM) - Rua Arroio Grande n° 50

05 de maio: sábado – Região Lomba do Pinheiro
CPCA - Estrada João de Oliveira Remião, Parada 10

07 de maio: segunda-feira – Região Norte
Ginásio da Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha – Rua Xavier de Carvalho nº 274

08 de maio: terça-feira – Região Eixo-Baltazar
Centro Humanístico Vida – Av. Baltazar de Oliveira Garcia nº 2132

09 de maio: quarta-feira – Região Leste
CTG Raízes do Sul – Rua São Domingos, 89 – Prox. ao SESC

10 de maio: quinta-feira – Região Noroeste
Instituto Vicente Palloti - Rua Tupi, 212 – Passo D’Areia

14 de maio: segunda-feira – Região Ilhas
Colônia dos Pescadores Z-5 – Praça Salomão Pires Abraão S/N Ilha da Pintada

15 de maio: terça-feira – Região Partenon
Academia da Brigada militar – Av. Cel. Aparício Borges nº 2001

16 de maio: quarta-feira – Região Restinga
CECORES – Av. Nilo Wulff S/N

17 de maio: quinta-feira – Região Glória
Ginásio do Colégio Marista Assunção – Rua Dom Bosco nº 103

19 de maio: sábado Região Humaitá – Navegantes
Escola Municipal Antônio Giudice – Rua Caio Brandão de Mello s/n

21 de maio: segunda-feira – Região Extremo Sul
Ginásio da Paróquia Nossa Senhora de Belém – Rua Heitor Vieira nº 494

22 de maio: terça-feira – Região Sul
CTG Descendência Farrapa – Av. Cavalhada, 6735


abril 12, 2012

Deputado Paulo Odone pede ajuda à OAB para resolver o problema do presídio central


Deputado Paulo Odone
 no Grande Expediente

         No período de Grande Expediente desta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa, foi realizado uma homenagem aos 80 anos de existência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Sul. No plenário, o deputado Paulo Odone falou da alegria em receber a OAB na casa, sendo uma entidade que sempre foi protagonista e que desenvolve um papel muito importante no Estado. “Ao longo da sua história, foi e é exemplo de dedicação e apoio a todos os operadores do Direito e da sociedade em geral”, acrescentou o deputado.

         Durante seu discurso, o parlamentar pediu que a OAB capitaneasse o problema do presídio central em Porto Alegre, considerado hoje o pior do Brasil, segundo a CPI do Sistema Carcerário, com uma superlotação de 4600 presos, o dobro de sua capacidade, além da precaridade das instalações. “Engajada com as questões sociais atuais e primando sempre pela Justiça, sugeri a nossa querida OAB-RS em união com a Assembleia Legislativa, que envide esforços para a solução da situação lamentável que se encontra o presídio central”, argumentou.