junho 17, 2010

Bernardo nos deixou uma grande lição de vida


Foi velado na manhã de hoje (17/06) o corpo do ex-deputado Bernardo de Souza, no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa.
O deputado Paulo Odone, líder da bancada do PPS, fez um discurso emocionado sobre o companheiro Bernardo:

- Bernardo foi uma referência na política e nos mostrou que vale a pena fazer uma boa política, que foi o que ele fez durante toda sua vida pública. Ele tinha o socialismo no horizonte. Convivemos no MDB e depois no reencontramos no PPS. Tivemos orgulho dele ao ser prefeito de Pelotas na década de 80, pois somos de uma geração marcada pela ditadura, destacou Odone. Natural de Pedro Osório, Bernardo mudou-se ainda criança para Pelotas, onde foi vereador e prefeito por duas gestões.

Ao afastar-se do cargo de prefeito de Pelotas, motivado pela sua doença, Bernardo nos deixou mais uma lição do grande homem público que foi, ao longo da sua brilhante trajetória política. Sua mensagem dizia: ... Deixo a vida pública neste momento tangido por aquilo que Milan Kundera disse ser a insuportável fragilidade da existência. Embora a fragilidade física me obrigue a transferir a outrem o dever de resgatar todos os compromissos por mim assumidos, a solidez de minhas convicções democráticas, éticas, humanistas e igualitárias autoriza-me a afirmar que a maioria do povo de Pelotas soube decidir bem quando nos fez, a mim e ao Fetter, depositários de sua confiança. Infelizmente a vida não me está concedendo a oportunidade de desfrutar da alegria de, novamente, provar que é possível transformar a gestão pública em uma ferramenta de inclusão social e de desenvolvimento econômico. É, pois, amargando uma profunda tristeza e um sentimento de grande frustração que comunico aos representantes do povo de Pelotas a renúncia ao cargo de Prefeito. Agradeço a todos aqueles que me acompanharam e que acreditaram no que sempre acreditei: um fazer político a um só tempo honesto, competente e ético.Agradeço a colaboração desta Casa, pelas manifestações em favor dos projetos que para cá encaminhei, e reafirmo minha confiança nos processos democráticos como regentes da vida pública.

Bernardo, leva de todos nós, teus companheiros da política, a nossa saudade e a nossa dor pela perda do teu convívio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário