junho 17, 2010

Nota de pesar - Faleceu Bernardo de Souza

O PPS de Porto Alegre registra, com profundo pesar, a morte do ex-deputado estadual Bernardo de Souza, nesta quarta-feira, dia 16 de junho. Ao manifestar solidariedade aos familiares e amigos neste momento de consternação, destacamos sua brilhante trajetória na vida pública como ex-prefeito de Pelotas, secretário Estadual da Justiça e da Educação.

Além de advogado, Bernardo de Souza era filósofo, formado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), onde deu aulas de História e Direito. Natural de Pedro Osório, Bernardo radicou-se em Pelotas para estudar. O reitor da UCPel, Alencar Proença, lamentou a perda do "amigo, um democrata por excelência".

Neto de Bernardo José de Souza, presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas em 1884, o ex-deputado foi procurador geral do município e responsável pela redação do 2º Plano Diretor da cidade. Labutou por projetos de proteção ambiental e do patrimônio histórico. Em 1982, foi eleito prefeito.

Durante seu mandato, idealizou a Festa Nacional do Doce, realizada pela primeira vez em 1986. Deu um indicativo do que faria pela cultura. Na Assembleia Legislativa elaborou a Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que leva seu nome.

Bernardo de Souza também idealizou a criação do Instituto João Simões Lopes Neto, que abriga e preserva a obra do escritor pelotense, autor de clássicos da literatura gaúcha como Lendas do Sul e Contos Gauchescos.

Foi em Pelotas que o filho do dentista Pedro Brisolara de Souza e da professora Arabella Gomes de Souza aprendeu a amar os livros, a cultura e a política. Cursou Direito e Filosofia, advogou, deu aulas de história e presidiu um clube de cinema.

Em 1983, criou um programa que dava aos pelotenses a chance de decidir os rumos do dinheiro público – experiência mais tarde adotada em Porto Alegre, com o Orçamento Participativo. Também ficou conhecido, em 1995, por sugerir uma lei contra a prática da contratação de familiares para cargos de confiança no poder público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário