janeiro 09, 2012

Porto Alegre terá 80% do esgoto tratado em 2012

Estação de Bombeamento de Esgoto Cristal é obra do Pisa
A conclusão de duas obras importantes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) levará Porto Alegre a um grande salto de qualidade em 2012: elevar o tratamento do esgoto cloacal, dos atuais 27% para 80%. Essas obras são o Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) e o Sistema de Esgotamento Sanitário Sarandi (SES). Com a recuperação da balneabilidade o Guaíba será devolvido à população.

Quando as obras do Pisa estiverem concluídas, 77% do volume de esgoto produzido em Porto Alegre será tratado. Os outros 3% ficarão por conta do Sistema de Esgotamento Sanitário Sarandi. A meta do Dmae é universalizar o tratamento dos esgotos em Porto Alegre até 2030.

Para implementar a primeira etapa do SES Sarandi e concluir o Pisa até 2012, o Departamento terá que  investir cerca  de R$ 455 milhões, sendo que somente nas obras de esgotamento sanitário do Pisa serão aplicados R$ 383 milhões. É o maior investimento na área do saneamento realizado em Porto Alegre nos últimos 40 anos.

As obras com maior visibilidade são: a Estação de Bombeamento de Esgoto Cristal,  que terá  um mirante para o Guaíba, localizado na Chaminé de Equilíbrio; a Estação de Tratamento de Esgoto da Serraria, com sistema de tratamento terciário; o Emissário Terrestre, com sete quilômetros de tubos, de 1,6m de diâmetro cada  um, que levará os esgotos da EBE Ponta da Cadeia até a EBE Cristal,  e o Emissário Subaquático, com  mais onze quilômetros de tubos lançados sob o leito do lago.

Dos 24 contratos efetuados, 14 já foram concluídos totalizando 70%  das obras do Pisa. Em 2010, ficaram prontas as redes coletoras da Restinga e da Ponta Grossa, e a Chaminé de Equilíbrio da Ponta da Cadeia. Em 2011, outras frentes foram finalizadas e do total de 187,7 quilômetros de tubulações, entre redes coletoras e emissários, já foram assentados 145 quilômetros. A conclusão das obras da  EBE Cristal/Chaminé de Equílibrio está prevista para o primeiro semestre de 2012.

O que muda com a conclusão do Pisa em 2012

• Com a implantação do Pisa, deixarão de ser jogados no lago Guaíba 145 mil metros cúbicos/dia de esgoto sem tratamento.

• A rede coletora de esgoto de Porto Alegre será ampliada em 140 km (hoje são 1.600 km).

• O Projeto beneficiará o arroio Dilúvio, que recebe contribuição de 27 sub-bacias, onde residem 56% da população da cidade.

• 30 hectares serão declarados áreas de proteção ambiental e lazer nas regiões de abrangência do Projeto.

• Com a redução do uso de químicos para tratar a água bruta, haverá melhorias no sistema de abastecimento de água de Porto Alegre.

• Porto Alegre subirá 10% no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) medido pela Fundação de Economia e Estatística (FEE).

• Melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da população diretamente beneficiada.

• Geração de emprego e renda.

• Melhoria nas habitações da população que vive às margens do arroio Cavalhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário