janeiro 03, 2012

Turismo em Porto Alegre reduz distâncias para acolher mais turistas

O ano de 2011 deverá ficar como uma marca para o desenvolvimento do turismo da cidade. Embora nem tudo tenha ocorrido neste período, foi nele que culminaram uma série de iniciativas, ações e projetos que vinham sendo trabalhados tanto pelo setor público como a área privada do setor, mostrando que o turismo da cidade caminha para um amadurecimento. Especialmente na área de eventos, que tem gerado uma ocupação crescente nos hotéis e incentivando investimentos.

Estimulada, e também acelerada pelo Mundial de 2014, a rede hoteleira partiu para a ampliação da sua capacidade instalada, e cerca de 6 mil novos leitos começaram a ser construídos na cidade no ano. A retomada da Câmara Temática Turismo e Hotelaria Copa 2014 foi outro impulso. Em janeiro, na primeira reunião de 2012, a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e entidades do trade deverão começar a colocar em prática os projetos definidos em 2011.

Conectividade aérea - Porto Alegre possui hoje o terceiro aeroporto com o maior número de voos internacionais do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A conquista desta conectividade aérea com o mundo em 2011 foi fundamental para dar impulso ao turismo não apenas da Capital como de todo o Estado.


Os voos internacionais iniciados este ano reduziram a distância entre Porto Alegre e a Europa, as Américas Latina, Central, do Norte e do Caribe a partir dos voos diretos da TAP para Lisboa, da Copa Airlines para a Cidade do Panamá e da Gol para Santiago do Chile, além das ligações sem escala ou conexões que já eram oferecidas para Lima, pela Taca, e pela Aerolíneas Argentinas e TAM para Buenos Aires e outras cidades da Argentina. O forte trabalho institucional e de convencimento realizado pela SMTUR junto a companhias aéreas contribuiu para a conquista da conectividade internacional que um destino precisa para crescer em todos os segmentos.



Promoção internacional – Diante da possibilidade de trabalhar o mercado internacional de forma efetiva a partir das ligações aéreas com vários países, a SMTUR investiu na realização de workshops e na organização de missões institucionais e empresariais para divulgar e promover o destino Porto Alegre. Em 2011, essas ações foram levadas a Portugal, Espanha, Perú, México e Bahamas, no Caribe, além da Argentina.

Na mão inversa, a SMTUR, com o apoio de entidades e empresas do trade local, passou a receber comitivas de profissionais do setor e jornalistas estrangeiros interessados em conhecer o potencial turístico de Porto Alegre.  A capital gaúcha foi divulgada em vídeos e reportagens nas revistas de bordo de empresas aéreas como Copa Airlines, Aerolíneas Argentinas e TAP, além de vários veículos de imprensa estrangeiros. Somente neste ano, foram organizados fam press para 14 jornalistas entre portugueses, alemães, peruanos e italianos.

Receptivo integrado – A organização e lançamento da Rede de Agências Receptivas de Porto Alegre neste ano foram mais um passo na agregação de valor à cadeia produtiva do setor, com ganhos de qualidade e de oferta de serviços e produtos turísticos. Nove agências de turismo locais e da Serra, articuladas pela SMTUR, estão agora integradas para juntas criarem, gerenciarem e comercializarem pacotes e roteiros diferenciados e regulares que atraiam o interesse dos visitantes em aumentar sua permanência na cidade, gerar fluxo na rede hoteleira, nos demais serviços e atrativos da Capital gaúcha. Um dos objetivos é potencializar a posição de Porto Alegre como 4º destino de turistas de eventos e negócios do país e sua proximidade com a Serra Gaúcha, um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros.

Investimentos - A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) realizou, em 2011, um esforço concentrado para a conclusão de projetos e encaminhamento de licitações que irão permitir a execução, já a partir dos primeiros meses de 2012, de importantes investimentos na ampliação e qualificação da infraestrutura, da oferta e da informação turística da cidade. Entre recursos próprios, repasses federais e contrapartidas do município, os investimentos somarão R$ 4,7 milhões.

Sinalização e informação – Com projeto e licitação concluídos neste ano, a sinalização turística viária do Centro Histórico começará a ser implantada em janeiro de 2012. Serão 60 placas indicando locais e atrativos turísticos existentes nesta região da cidade, incluindo a Estação Rodoviária e o Aeroporto Salgado Filho. Outro projeto executivo concluído ao longo do ano e que deve sair do papel em 2012 é a Sinalização Turística para Pedestres no Centro Histórico. Em fase final de aprovação pela Caixa Econômica Federal, a sinalização terá 141 placas com informações sobre 51 pontos turísticos entre a Usina do Gasômetro, Santa Casa, Cais do Porto, Catedral Metropolitana, Mercado Público e a Ponte de Pedra.

Nos primeiros meses do ano também será iniciada a instalação de terminais multimídia nos cinco Centros de Informação Turística (CITs) da cidade. Com a informatização, as informações turísticas da Capital poderão ser acessadas on line por moradores e turistas.



Linha Turismo - Nos mesmos terminais dos CITs poderá ser feita a reserva e a compra on line de bilhetes para o city tour Linha Turismo. Para sair do papel, os dois projetos de informatização só aguardam a aprovação final na Comissão de Tecnologia, Informação e Comunicação (CTIC) da prefeitura.

Outra novidade para 2012 será a ampliação do Linha Turismo a partir de fevereiro, quando dois novos ônibus serão incorporados ao serviço de city tour para ampliar o atendimento à grande demanda de moradores e turistas pelos passeios turísticos. As unidades, já em fabricação pela empresa vencedora da licitação, foram adquiridas em setembro de 2011 num investimento conjunto da SMTUR e da Carris.

Turismo náutico – A partir de convênio assinado neste ano entre as secretarias do Turismo e do Meio Ambiente com a Atun (Associação do Turismo Náutico), o bairro de Ipanema verá realizado, em 2012, o antigo sonho de contar com um píer para atracamento de barcos de passeio no Guaíba. O equipamento será construído pela Atun, com recursos repassados pela SMTUR, no valor de R$ 43 mil. Será um píer flutuante, instalado na praia de Ipanema, na altura da rua Leblon. A estrutura, que terá de 20 a 40 metros, deverá estimular o turismo o ano todo num dos trechos mais estruturados da orla.  O Turismo Náutico também terá, no próximo ano, uma instrução normativa que será publicada em janeiro para orientar os empresários do segmento sobre os procedimentos necessários para receberem o Selo de Qualificação do Turismo Náutico.

Outros projetos – Concluída a licitação para a apresentação de propostas técnicas do Bonde Histórico, em fase final de análise, a SMTUR planeja entregar nos primeiros meses de 2012 à empresa vencedora a ordem de início para execução do estudo de viabilidade para implantação da linha de 3,3 km prevista para o bonde.  Também nos primeiros meses de 2012 serão licitados o estudo de viabilidade e o projeto executivo do Terminal Turístico Fluvial e o estudo de viabilidade do Terminal Turístico Rodoviário.

Institucionais - O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), em 2011, no campo das relações político-institucionais e na articulação com órgãos federais, entidades e lideranças do trade turístico do país projetou e fortaleceu Porto Alegre no cenário do turismo brasileiro. Além disso, aproveitando a posição estratégica da Capital gaúcha e a proximidade cultural com os países que fazem fronteiras com o Rio Grande do Sul, a SMTUR retomou a articulação das cidades turísticas do Mercosul na promoção da integração regional.

Força aos municípios - Na presidência da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur) desde março de 2011, Porto Alegre liderou as articulações pelo fortalecimento do papel dos municípios no desenvolvimento do turismo no país.



Hoje a Anseditur é reconhecida como a representante das cidades turísticas brasileiras e seu fortalecimento foi confirmado com criação, pela Embratur, da Verba Descentralizada Municipal. A medida inédita abre uma nova oportunidade para os municípios brasileiros, que receberão recursos diretos para fazer a promoção de seus produtos turísticos aproveitando a crescente importância do turismo internacional no desenvolvimento do setor nas regiões do país. Para 2012 serão R$ 5 milhões, e a Anseditur foi oficialmente convidada a participar da elaboração do edital que estabelecerá os requisitos e critérios para a seleção dos projetos beneficiados.

2011 foi marcado também pela Coordenação da UNIDADE TEMÁTICA DE TURISMO da Rede MERCOCIDADES


Mercocidades – A representação de Porto Alegre na Rede Mercocidades ocorreu por meio da Coordenação da Unidade Temática Turismo (UTT), realizada através da Secretaria de Turismo da Capital, em 2011. A SMTUR  iniciou um processo de rearticulação com governos locais dos países do Mercosul defendendo a valorização do Turismo como fator de desenvolvimento sustentável e de inclusão e coesão social e a firmatura de parcerias entre os municípios para a implementação de projetos e produtos turísticos regionais. A Cidade de Porto Alegre foi reeleita para a Coordenação da UTT, na gestão 2012.

Temas considerados gargalos para o desenvolvimento do Turismo entre os países do bloco foram tratados por cidades que integram a UTT em várias reuniões realizadas em Porto Alegre e Montevidéu. Entre eles, infraestrutura turística, turismo de fronteira, agilidade nas alfândegas para facilitar o fluxo de turistas, especialmente a partir do Rio Grande do Sul, maior conectividade aérea entre as cidades do bloco, desenvolvimento de roteiros integrados e a grande oportunidade que a Copa 2014 representa para as cidades avançarem no processo da integração regional.

Fruto dessa rearticulação da UTT, os órgãos de Turismo de Porto Alegre e Maldonado que já trabalham em cooperação na  criação de uma rota turística que faça a conexão entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai a partir das duas cidades.

Turismo de Saúde – O segmento ainda é recente no Brasil, mas Porto Alegre inovou com a organização de um novo modelo de gestão para o Turismo de Saúde, único no gênero no país e que virou referência para outros destinos brasileiros.

Criado no final de 2010, o Porto Alegre Health Care Cluster foi estruturado e formalizado, em 2011, como entidade jurídica da parceria público-privada articulada pela SMTUR com os hospitais Moinhos de Vento, Mãe de Deus, Santa Casa e São Lucas da PUCRS e a Federasul para organizar o segmento e promover Porto Alegre como destino de Turismo de Saúde no mercado internacional.

No Congresso de Turismo Médico e de Saúde Global realizado em Chicago, este ano, pela primeira vez foram apresentados pacotes de serviços de saúde já formatados pelos hospitais do cluster a seguradoras, companhias de planos de saúde e agências facilitadoras internacionais que organizam as viagens para tratamento de saúde em destinos de turismo médico no mundo. Só nos Estados Unidos, são 1,5 milhão de pacientes/turistas.

Ainda em 2011, a  entrada do Ministério do Turismo e da Embratur na promoção do Turismo de Saúde e a criação da Associação Brasileira de Turismo de Saúde (Abratus) abriram novas perspectivas de crescimento para o segmento no país. A SMTUR foi uma das principais articuladoras da Abratus e responde hoje por sua presidência.

Escola Social - Os programas da Escola Social de Turismo de Porto Alegre, criada pela Secretaria Municipal de Turismo, atenderam 3.086 pessoas em de 2011 nas áreas de sensibilização e de qualificação para o turismo. O público inclui empresários e trabalhadores do setor, em especial da hotelaria e gastronomia, taxistas, empreendedores da rota Caminhos Rurais de Porto Alegre, alunos da rede municipal de ensino, estudantes de turismo e de áreas afins, servidores públicos municipais, agentes de viagem, integrantes da Brigada Militar e Guarda Municipal e comunidade em geral interessada.

Por meio de workshops, palestras, materiais impressos e do city tour Linha Turismo, além de estimular a visão da sociedade sobre o papel que a atividade turística desempenha no desenvolvimento econômico e social da cidade, o programa busca atender à crescente demanda por qualificação de trabalhadores e empreendedores do setor a respeito de informações atualizadas sobre os atrativos locais, noções básicas de idiomas, acolhimento e hospitalidade. Por seu perfil de trabalho e abrangência, a Escola Social do Turismo foi premiada nacionalmente em 2011, entre as cidades brasileiras, como caso de sucesso em “sustentabilidade social” pelo Ministério do Turismo.

Para 2012, a Escola ampliará os temas dos workshops de sensibilização e qualificação criando um módulo específico para  disseminar conceitos e práticas de atendimento e hospitalidade ao turista e dados sobre o perfil de turista que a cidade recebe e deverá atrair com a Copa 2014.

Números - De junho a dezembro, os workshops Porto Alegre Turística, o mais recente projeto da Escola, mobilizou 856 participantes, sendo 136 taxistas, 219 servidores municipais e 403 pessoas com atuação em diferentes áreas. Os Encontros Técnicos Dicas Turísticas, realizados em parceria com o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia, fecharam o ano com 346 participantes que atuam na linha de frente do atendimento ao turista como garçons, mensageiros, manobristas, recepcionistas, camareiras, auxiliares de limpeza e de eventos. Nos últimos quatro anos, foram qualificados mais de 1.200 trabalhadores.



O programa Turismo Fazendo Escola, que tem a parceria das secretarias municipais da Educação e da Cultura, chegou a 1.770 alunos da rede municipal de ensino, de todos os ciclos e do EJA, e a cerca de 250 professores e pais. Por meio de palestras, jogos, passeio no Linha Turismo e atividades em aula, o programa estimula o interesse da garotada em conhecer, valorizar e preservar o patrimônio natural, a cultura e a hospitalidade.

Desde 2007, quando as ações da Escola foram iniciadas, a participação supera as 6.500 pessoas nos três programas.  Ainda em 2011, por meio da Escola Social, foram editados e distribuídos a entidades do trade 50 mil exemplares dos “Guias Básicos de Línguas” que chegaram a profissionais de segmentos com os quais o turista mais tem contato durante sua permanência num destino: hotelaria, gastronomia, transporte, comércio e aeroporto.

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