fevereiro 09, 2012

Governo gaúcho quer Arena Grêmio na Copa das Confederações

Conclusão da Arena Grêmio deve ocorrer até novembro deste ano 
(crédito: Divulgação/ Grêmio Arena)

Segundo o secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, pedido será encaminhado ao COL

O governo do Rio Grande do Sul irá encaminhar ao Comitê Organizador Local (COL) um pedido para que a Arena Grêmio receba jogos da Copa das Confederações. A decisão ocorreu após o discurso do presidente gremista e deputado estadual Paulo Odone na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (7). Segundo o dirigente, é possível reverter a situação.
Com 50% das obras concluídas, o novo estádio do Grêmio deve ficar pronto até o final do ano. "Como governo, não entramos na discussão Gre-Nal, pois o mais importante é a realização de um megaevento como este em nosso estado. Assim, vamos acolher a demanda e encaminhá-la ao Comitê Organizador Local. Se houver esta possibilidade, vamos tentar", disse Kalil Sehbe, secretário estadual do Esporte e do Lazer.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, porém, afirmou que as chances são remotas. "O estádio do Grêmio tem todas as condições, mas me parece que a decisão da Fifa é incontornável", disse ao "Zero Hora".

Em outubro, Porto Alegre foi excluída da Copa das Confederações. O estádio Beira-Rio, que receberá cinco jogos da Copa do Mundo, ainda não assinou o contrato para a retomada das obras paradas há sete meses. O Internacional e a construtora Andrade Gutierrez ainda não chegaram a um acordo. A diretoria do clube afirmou que a assinatura deve ocorrer nos próximos dias.

Torneio-teste
Desde que se tornou uma competição preparatória para o Mundial, a Copa das Confederações não tem jogos em estádios que estão fora da Copa do Mundo. Em três edições (Ásia, em 2001, Alemanha, em 2005, e África do Sul, em 2009), 15 estádios receberam as partidas do torneio. Um ano depois, todas as arenas foram usadas no Mundial.

Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro estão confirmadas na Copa das Confederações pelo COL e pela Fifa. Recife e Salvador ainda dependem do cumprimento do cronograma. A decisão ocorrerá em junho, a um ano da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário