fevereiro 24, 2012

Nota encaminhada para colunista de Zero Hora

Nota encaminhada pelo Deputado Paulo Odone, Presidente do PPS Porto Alegre à jornalista Rosane de Oliveira relacionada com publicação na sua coluna e blog  na Zero Hora no dia de hoje.

Rosane,

             Infelizmente, me considero ofendido com tua nota intitulada Propaganda Subliminar, despida do tom de seriedade exigível. O número 23, às costas da camisa presenteada ao novo técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo, foi escolha pessoal exclusivamente dele, como relatado em seu blog. Falar em Jogo do Bicho e em Papai Noel é jocoso, injusto e ofensivo. Na minha idade, imaginares que poderia usar um expediente dessa natureza para promover meu partido é, no mínimo, subestimar minha inteligência, dos eleitores e dos torcedores. Quem me conhece sabe que jamais permito que a politica e o futebol se misturem no âmbito do Grêmio.

Atenciosamente,

Paulo Odone

2 comentários:

  1. Parabéns Odone, alguns jornalistas publicam coisas sem nenhuma responsabilidade, tudo pela popularidade da coluna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um princípio comum no jornalismo é o da objetividade, que prega que o texto deve ser orientado pelas informações objetivas, não subjetivas — ou seja, descrevendo características do objeto da notícia, e não impressões ou comentários do sujeito que redige a matéria.

      Diversos críticos e profissionais têm refutado este princípio, alegando que, na prática, "a objetividade não existe", pois toda construção de texto é um discurso e uma narrativa em que ocorrem seleções vocabulares influenciadas por ideologias, pela práxis e por outros valores subjetivos.

      Então a distorção de uma matéria, como podemos observar cotidianamente, se justifica pela subjetividade, sendo influenciada pela ideologia ou por outros valores que acabam contaminando ou distorcendo o fato jornalístico, a notícia que precisa ser divulgada.

      É fácil pregar a ética na política. Difícil é manter a ética no jornalismo.

      Excluir