setembro 10, 2011

Manuela e Fortunati largam na frente na disputa pela prefeitura da Capital, aponta Ibope

A primeira pesquisa Ibope para a prefeitura de Porto Alegre em 2012 mostra a deputada federal Manuela D’Ávila (PC do B) e o atual prefeito José Fortunati (PDT) à frente na maioria dos cenários. Entre os três pré-candidatos do PT que constam no levantamento, a deputada federal Maria do Rosário (PT) é a que obteve maior percentual.


Confira os números da pesquisa


Realizado entre os dias 2 e 5 deste mês, a pesquisa encomendada pelo Grupo RBS apresenta sete cenários de disputa. No primeiro, em que aparecem Manuela, Fortunati e Rosário, a pré-candidata do PC do B lidera com 27% das intenções de voto, seguida pelo prefeito, que obteve 25%. A diferença entre os dois está dentro da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais. Já a petista tem 18%.

Nessa primeira simulação, Manuela obtém melhor desempenho entre as mulheres (30%) e entre os eleitores de 16 a 24 anos (46%). Já Fortunati é mais citado pelos homens (28%) e entre os entrevistados com 50 anos ou mais (30%).

Quando Rosário é substituída pelo deputado estadual Raul Pont, o petista aparece com 10% ou 13%, dependendo da simulação. Quando o vereador de Porto Alegre Adeli Sell é colocado como o pré-candidato do PT, o índice é de 1% das intenções de voto.

O Ibope também realizou simulação sem o PT: Manuela aumenta o percentual para 35% ou para 33%, dependendo do cenário, enquanto Fortunati fica com 29% ou 28%.

O Ibope também perguntou sobre o índice de rejeição dos possíveis candidatos à eleição de 7 de outubro de 2012. Raul Pont aparece em primeiro, com 16%, seguido por Rosário (14%), Manuela (13%), Ibsen Pinheiro (12%) e Fortunati (11%).

Ficha técnica

— Pesquisa de campo: 2 a 5 de setembro
— Amostra: 602 entrevistas
— Margem de erro: quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário