março 30, 2012

Paulinho Rubem Berta defende Programa Amor-Exigente nas escolas da rede municipal

“Amor-Exigente” será tema nas escolas municipais


Foto: Mirele Pacheco/Divulgação PMPA
Programa será abordado como tema transversal no currículo escolar
Programa será abordado como tema transversal no currículo escolar
















A secretária municipal de Educação, Cleci Jurach, recebeu na sexta-feira, 23, o vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), para tratar de assuntos relativos à Lei 11.148/11, que estabelece a implantação do programa Amor-Exigente nas escolas da rede municipal de ensino. A reunião ocorreu no gabinete da Secretaria Municipal de Educação (Smed), no Centro Histórico.

O parlamentar agradeceu à gestora pelo apoio concedido durante a tramitação do projeto de lei de sua autoria, com o objetivo de aplicar nas escolas a metodologia “Prevenção Universal com Qualidade de Vida e Amor-Exigente”. A proposta resgata valores da família e da escola, tendo como meta a prevenção de perdas e da dependência de drogas, com a participação efetiva de pais, professores e comunidade.

O programa será abordado como tema transversal no currículo escolar da rede, caracterizando um instrumento de aproximação das famílias na formação de jovens mais conscientes do seu papel na sociedade. Assim, possibilitará que assuntos importantes, como respeito, amor, sexo, drogas, violência e profissão, sejam abordados, fomentando o diálogo entre pais e filhos.

De acordo com Cleci, o Amor-Exigente é um projeto interessante que está se somando ao trabalho que a rede municipal já desenvolve nas escolas, visando ao resgate de qualidades do ser humano, um elemento que foi criado para ser feliz. A secretária recebeu um kit com publicações sobre o tema.

Amor-Exigente - Programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos que, por meio de voluntários, buscam sensibilizar as pessoas, levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas. Há 26 anos, o programa atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos, bem como na prevenção, visando a desestimular a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, álcool e outras drogas. São propostas, também, ações enfocando cuidados relativos às questões de vulnerabilidade social, prevenção à violência, acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas formas.

Participaram do encontro o presidente da Associação Porto-Alegrense de Amor-Exigente (APAEX), Cláudio Nero Lugo, e a coordenadora regional da Federação de Amor-Exigente Porto Alegre (FEAE), Rosiani Feijó Gonçalves. A chefe de gabinete do vereador Paulinho Rubem Berta, professora Marlene Hüber, e a diretora pedagógica da Smed, Eliane de Araújo Meleti, também acompanharam o encontro.

Para saber mais, acesse http://www.amorexigente.org.br/ e http://www.apaex.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário