Foto: Ricardo Giusti / PMPA
Turismo náutico está regulamentado por lei municipal |
O lançamento terá a presença do prefeito José Fortunati, do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, dirigentes da Associação do Turismo Náutico (Atun-RS) e representantes do trade turístico. O evento ocorrerá às 10h no barco Cisne Branco, que estará atracado na altura do portão central do Cais Mauá (avenida Mauá,1050 – Centro Histórico).
A publicação da instrução normativa e a criação de um selo de qualidade fazem parte de mais uma etapa do processo iniciado pela SMTUR no final de 2007 para estruturar e potencializar o segmento de Turismo Náutico por meio da organização e profissionalização da atividade realizada pelas embarcações e o aperfeiçoamento dos serviços ofertados aos usuários, turistas e moradores da Capital. Todas as etapas foram desenvolvidas em conjunto com a Atun-RS, entidade que congrega os empreendedores do segmento que atuam em Porto Alegre e em Viamão.
Na Capital, o serviço de passeios náuticos é operado por cinco embarcações (Cisne Branco, Porto Alegre 10, Noiva do Caí II, Caribe e Travessia), que partem dos cais Mauá e da Usina do Gasômetro e da praia de Ipanema. Para receber o selo de qualidade, as embarcações deverão estar enquadradas nos novos procedimentos e passar por vistoria de uma equipe técnica da SMTUR.
A Lei do Turismo Aquaviário de Porto Alegre foi aprovada pela Câmara Municipal em fevereiro de 2010 a partir de projeto de lei encaminhado pela prefeitura. A lei foi sancionada pelo Executivo em março e regulamentada pela SMTur em novembro, por meio do decreto 16.853, também em 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário