Proposta do Vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), que inclui na proposta pedagógica das escolas da Rede Municipal de Ensino a abordagem do tema Qualidade de Vida com Amor Exigente, entrou em análise pelos vereadores, na sessão de hoje (2/3), em Discussão Preliminar de Pauta. Conforme pesquisa citada no projeto, o texto prevê a abordagem dos processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais de convivência, conhecimentos e habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação da vida e da família, bem maior da humanidade.
Entre os argumentos, está o exercício da cidadania e o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para a intervenção e a participação responsável na vida social. “Cabe ao campo educacional propiciar aos alunos as capacidades de vivenciar as diferentes formas de inserção sociopolítico e cultural. Apresenta-se para a escola, hoje mais do que nunca, a necessidade de assumir-se como espaço social de construção dos significados éticos necessários e constitutivos de toda e qualquer ação de cidadania”, avalia Paulinho.
Segundo o texto proposto, o tema será contextualizado em cada realidade escolar e deverá estar presente de forma articulada em todos os níveis e as disciplinas do processo educativo. Constituem objetivos da abordagem de que trata esta proposta, a valorização da família, da escola e das raízes culturais; a aprendizagem de valores sociais, atitudes e competências; a recuperação dos alunos de menor rendimento escolar; e a criação de processos de integração com a sociedade.
Também serão levadas em conta nas relações do tema Qualidade de Vida com Amor Exigente as raízes culturais; o respeito à pessoa humana; a preservação do meio ambiente; a hierarquia familiar e escolar; sentimentos e relações interpessoais; além da formação de grupos de apoio. Pelo texto, caberá a Secretaria Municipal de Educação (SMED) promover a formação de professores ao tema, com execução prevista para o início do ano letivo de 2012.
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Nenhum comentário:
Postar um comentário