março 11, 2011

Público poderá ver as reformas da Biblioteca Pública do Estado

Passeio no Centro dará acesso ao prédio neste sábado

Antes ignorado e até mesmo desprezado, o patrimônio histórico da Capital ganha, aos poucos e cada vez mais, a devida valorização dos porto-alegrenses.

Um dos principais projetos de aproximação dos moradores com a cidade, o Viva o Centro a Pé dá início amanhã à quinta temporada de caminhadas – com uma atração extra: a primeira visita ao prédio da Biblioteca Pública após quase quatro anos fechado para restauro.

Os problemas estruturais e a perspectiva de financiamento da reforma pelo Programa Monumenta, do governo federal em parceria com a prefeitura da Capital, determinaram o seu fechamento, em abril de 2007, e a transferência provisória das atividades para a Casa de Cultura Mario Quintana.

Com menos de R$ 500 mil liberados por Brasília, o Monumenta pôde apenas resolver problemas emergenciais, restaurar parte do piso e recuperar o histórico elevador do prédio, todo esculpido em madeira e decorado com placas em bronze, que estava inativo há mais de quatro décadas.

Quem visitar a biblioteca amanhã verá que, de fato, ainda há muito a fazer. Também vai encontrar surpresas. Uma delas: por baixo de algumas das paredes internas, pintadas com um cinza chapado, há pinturas murais dos motivos mais diversos, que estão sendo redescobertas conforme a reforma avança e a camada de tinta que as cobriu vai sendo removida.

A visita de amanhã, portanto — que se dará no dia do bibliotecário e no ano em que a fundação da instituição completa 140 anos —, será também uma chance de conhecer um espaço cuja acessibilidade, no futuro, será controlada de maneira mais rígida.

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário