maio 31, 2011

Rede Mercocidades: Turismo debate a ampliação de parcerias público-privadas


Encerramento da reunião Unidade Temática Turismo da Rede Mercocidades

O encerramento, nesta terça-feira, 31, da reunião da Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades foi marcado pelo consenso de que a operacionalização de projetos e programas de integração produtiva regional no setor, no âmbito do Mercosul, passa necessariamente pela ampliação das parcerias público-privadas entre municípios, a área empresarial do setor e instituições universitárias, entre outros segmentos.

Aberto segunda-feira, 30, em Porto Alegre, o encontro organizado pela Secretaria de Turismo da capital gaúcha (SMTUR), cidade que coordena a UTT, teve a participação do coordenador da Secretaria Técnica Permanente da Rede Mercocidades, Jorge Rodriguez, da assessora da Secretaria Executiva da Rede, Giovanna Arjonilla, dos dirigentes de Turismo de Montevidéu, Claudio Quintana, de Rocha, Ana Caram Rivero, e de Maldonado (Uruguai), Álvaro Bertoni, da cidade argentina de Villa Gesell, Walter Fonte, além de coordenadores e técnicos da SMTUR das áreas de planejamento, marketing e informação turística.

De acordo com o coordenador de Relações Institucionais da SMTUR, Ronaldo Garcia, as parcerias entre as áreas pública e privada estarão focadas no processo de integração das cidades da região, com implementação de projetos voltados para o desenvolvimento sustentável do turismo, a inclusão social e o fortalecimento da cidadania regional. Além das parcerias público-privada foram debatidas a necerssidade de desenvolver-se atividades voltadas para a promoção de roteiros turísticos integrados entre os países que compõe a Rede Mercocidades. A criação de mecanismos de controle e monitoramento das informações sobre o turismo, formas de comunicação integrada e o intercâmbio entre as cidades-membro da UTT devem ser igualmente contempladas nos projetos futuros.

Tema da pauta da reunião, o calendário de atividades da unidade temática foi reavaliado. Com isso, nos dias 3 e 4 de agosto, os dirigentes de Turismo estarão novamente reunidos na capital gaúcha para tratar dos eixos temáticos do Congresso da Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades, que se realizará em Porto Alegre.

maio 30, 2011

Turismo da Rede Mercocidades se reune em Porto Alegre



Secretários e dirigentes de Turismo de municípios que integram a Rede Mercocidades reúnem-se hoje, 30, e amanhã, 31, no Hotel Embaixador, para definir os eixos temáticos do 5º Congresso da Unidade Temática Turismo (UTT) da organização. O evento irá ocorrer em outubro, em Porto Alegre, para debater projetos e iniciativas de desenvolvimento do setor no âmbito do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Criada em 1995, a Rede Mercocidades promove a inserção dos municípios no processo de integração do bloco regional. É integrada por 230 associados da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia e Peru.

Organizada pela Coordenação da Unidade Temática do Turismo sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), a abertura do evento contou com a participação do Secretário-adjunto, Raul Mendes da Rocha, pelo Assessor de Relações Institucionais da Secretaria do Turismo de Poro Alegre, Ronaldo Garcia, pelo Coordenador da Secretaria Técnica Permanente da Rede Mercocidades, Jorge Rodríguez e pela assessora da Secretaria Executiva, a cargo da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Giovanna Arjonilla.

Raul Mendes da Rocha, pela Secretaria do Turismo de Porto Alegre ressaltou a "importância da aproximação e da troca de experiências para o desenvolvimento do turismo regional".

Inovação e inclusão - A iniciativa do encontro preparatório da nova edição do congresso temático foi destacada pelo coordenador da Secretaria Técnica Permanente da Rede Mercocidades, Jorge Rodriguez. Ele lembrou a trajetória de 20 anos do bloco regional, completados em março deste ano, e estimulou as cidades integrantes da UTT a participarem do Projeto In – Inovação e Inclusão Social da Rede Mercocidades, que capacita governos locais e organizações não-governamentais para projetos regionais de desenvolvimento sustentável que integrem as cidades do Mercosul. Segundo Rodrigues, a proposta é chegar a 2012 com cerca de 60 projetos em execução, ou aptos à captação de recursos, envolvendo 108 cidades associadas à rede.

Participam também os dirigentes de Turismo de Montevidéu, Claudio Quintana, de Rocha, Ana Caram Rivero, e de Maldonado, Álvaro Bertoni (Uruguai), e da cidade argentina de Villa Gesell, Walter Fonte, além de técnicos da SMTUR das áreas de planejamento, marketing e informação turística.

Pré-Congresso da JPS/RS mobiliza juventude no estado

Jovens de diversas cidades do RS, reunirem-se no dia 29 de maio, em Porto Alegre para discutir a constituição da JPS no estado.

A nossa próxima reunião da Juventude Popular Socialista do Rio Grande do Sul e JPS Porto Alegre – JPS, que ocorrerá no dia 3 de junho do corrente ano, às 19h, na sede do Diretório do PPS/RS, localizado na Rua Pelotas, nº 280, nesta Capital e terá caráter de mobilização para o I Congresso da JPS/RS, no dia 25 de junho.

 





PPS reforça apoio à criação da Secretaria dos Direitos Animais durante Encontro de Mulheres do partido


Primeira-dama é responsável pela organização da Secretaria

   O II Encontro Estadual de Mulheres do PPS, realizado neste sábado (28), reforçou o apoio do partido para a criação Secretaria Especial dos Direitos dos Animais, em Porto Alegre. Segundo integrantes do partido, a presença do prefeito José Fortunati e da primeira-dama Regina Becker no evento é fundamental para união da sigla com o municipalismo para concretizar a formação do órgão. “Estamos com uma ótima parceria com a prefeitura, somando com o espírito democrático e de grandeza do prefeito Fortunati. Por isso, apoiamos a primeira-dama Regina na criação da Secretaria”, afirmou o presidente municipal do PPS, deputado estadual Paulo Odone.
   No último dia 19, uma comitiva de membros da executiva municipal do Partido Popular Socialista foi recebida, no Salão Nobre da Prefeitura, pelo prefeito José Fortunati e pela primeira-dama Regina Becker. O grupo conheceu detalhes da composição da Secretaria, que busca garantir a proteção de animais da cidade, sejam adotados ou abandonados. O projeto de criação da Secretaria está em tramitação na Câmara de Vereadores.

maio 29, 2011

Mais Mulheres na Política foi tema do II Encontro Estadual de Mulheres do PPS


Encontro mobilizou mais de 200 mulheres do Partido Polupar Socialista
Com o tema "Mais Mulheres na Política", o II Encontro Estadual de Mulheres do PPS reuniu no sábado, em Porto Alegre, cerca de 250 mulheres e reforçou a disposição do partido de lançar candidatas nas principais cidades do Estado, em 2012.

A coordenadora de Mulheres do PPS/RS, ex-deputada estadual e secretária estadual de Educação, Iara Wortmann, enfatizou que o partido está se organizando para ter candidaturas competitivas de mulheres em aproximadamente 300 municípios. A intenção é conquistar vagas e não apenas cumprir a cota mínima exigida pela legislação eleitoral.

Militantes representando diversos municípios do Interior fizeram relatos das ações desenvolvidas pelo partido no Estado.

O Encontro teve participação da ex-deputada estadual Hilda de Souza, que palestrou sobre a reforma política, e da primeira-dama de Porto Alegre, Regina Becker, que falou sobre a proposta de criação da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (Seda). 

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT) prestigiou o Encontro para agradecer a participação do PPS na administração municipal. "É com parcerias como essa que fazemos a grande política", afirmou o prefeito.

O deputado estadual Paulo Odone, Presidente do PPS de Porto Alegre, destacou a importância de levar as virtudes femininas para o dia-a-dia da vida política e fez um chamamento que as mulheres ampliem sua atuação no Estado.

Presidente estadual do PPS, o deputado Luciano Azevedo valorizou a participação efetiva das mulheres na política e afirmou ter convicção de que o partido sairá fortalecido da eleição de 2012, com mais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

(aguardem fotos do evento )









Grupo de Aécio Neves vence Serra e passa a comandar PSDB

O ex-governador José Serra saiu derrotado neste sábado da briga interna pelo comando do PSDB e pela liderança na fila de pré-candidatos da legenda ao Planalto em 2014. No novo balanço de poder do partido, o grupo político do senador Aécio Neves (MG) obteve o comando de postos-chave no partido.

Como prêmio de consolação, Serra vai presidir o Conselho Político do PSDB. Depois de uma madrugada tensa de negociações, Serra recuou do desejo de presidir o Instituto Teotônio Vilela (ITV) — órgão de estudos e formação política do partido, com orçamento próprio e gestão independente. Para minimizar danos e não aprofundar o racha partidário, as lideranças do partido decidiram turbinar o Conselho Político, atribuindo-lhe funções práticas, como a edição de normas internas.

maio 26, 2011

Odone recebe relatório da Associação do MP sobre a Previdência do Estado


      A diretoria da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, representada pelo presidente Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto e o secretário-geral Márcio Bressan, apresentaram hoje (26) ao deputado Paulo Odone (presidente municipal do PPS) um relatório da entidade a respeito da proposta da Reforma da Previdência do Governo do Estado. Azevedo afirmou que a análise aponta uma série de inconstitucionalidades na proposta. “A iniciativa do governo é simplista, pois nós, como funcionários públicos, queremos participar do processo para criar uma previdência estável”, ressaltou. Odone lembrou que o projeto não é a solução para a Previdência gaúcha. “Esse projeto aumenta a alíquota, mas essa diferença não resolve a situação”, declarou. Também reforçou a necessidade de ampliar o debate sobre o tema. “Temos que ouvir os envolvidos, o funcionalismo e a opinião pública. Vamos avaliar esse material”, afirmou.

Odone cobra ampliação do debate sobre o projeto de reajuste do magistério

Crédito: Agência AL

   Durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (25), o deputado estadual Paulo Odone, presidente municipal do PPS, manifestou-se contrário ao pedido de preferência na votação para apreciação do Projeto de Lei 160/2011. O projeto determinava reajuste de 10,91% no vencimento básico dos professores. “Eu faço um apelo ao partido do governo que retire esse requerimento pela arbitrariedade, violência e autoritarismo, ou me recuso a votar”, declarou Odone.
   O parlamentar destacou que o amplo debate na Assembleia Legislativa é fundamental para votação de projetos. “É inadimissível que a gente construa uma emenda, mas não termos direito de discuti-la”, afirmou. Se a medida fosse aprovada, a Emenda 1, que estabelecia que o governo deveria instituir o piso nacional ao magistério ainda em 2011, deixaria de ser apreciada. A votação do projeto foi adiado para a próxima semana.

maio 24, 2011

Grande mobilização caracterizou o Curso de Formação Política do PPS Porto Alegre

PPS de Porto Alegre mobiliza a base partidária com a realização de atividades de formação.

No dia 21 de maio, uma centena de militantes e simpatizantes debateram temas como a reforma política partidária e processo eleitoral. A iniciativa faz parte do planejamento estratégico para as eleições municipais do próximo ano e terá continuidade nos próximos meses.


Momentos do Evento Partidário


 

 



maio 23, 2011

Representantes de movimentos socias debatem a Reforma Política

Próxima audição pública vai receber integrantes da área jurídica
     
   A terceira audição pública do Fórum Porto-alegrense da Reforma Política - Redemocratizar a Democracia, que aconteceu na última sexta-feira (16), reuniu mais de 40 representantes de vários movimentos sociais de Porto Alegre na Câmara de Vereadores. Representantes das coordenadorias estadual e municipal de Mulheres de diversos partidos, Clube de Negros, Movimento Negro e LGBT travaram um debate sobre questões polêmicas da Reforma Política, como lista fechada, financiamento público de campanha, coligações partidárias e cláusula de barreira em eleições. Também foram sugeridas propostas para serem incluídas na Carta da Reforma Política de Porto Alegre, que será finalizada em agosto. Até lá, outras audições públicas acontecerão com vários segmentos da sociedade.


maio 19, 2011

PPS apoia a criação da Secretaria Especial dos Direitos Animais


Crédito: Ricardo Giusti / PMPA
Importância da proteção animal como política pública foi destacada por todos.

Uma comitiva de membros da executiva municipal do PPS foi recebida pela primeira-dama Regina Becker e pelo prefeito José Fortunati, nesta manhã (19), no Salão Nobre da Prefeitura de Porto Alegre. O encontro marcou o apoio oficial do partido para a criação da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA).

“Viemos aqui em nome do presidente municipal do PPS, deputado Paulo Odone, para trazer nosso total apoio à criação da secretaria”. A declaração da secretária geral do PPS, Márcia de la Torre, demostrou o apoio do partido para o projeto, que está em tramitação na Câmara de Vereadores.

O vereador Paulinho Rubem Berta (PPS) colocou à disposição a Associação Comunitária de Moradores do Conjunto Residencial Rubem Berta (AMORB) e a rádio comunitária do bairro para trabalhar pela causa. “Essa secretaria é muito importante para se ter o controle e administrar a situação dos animais em nossas comunidades”, disse ele. A disposição do PPS em ajudar a causa foi destacada pelo vereador Elias Vidal, “Estamos nos somando a essa causa, que é muito justa. Vamos defender a criação dessa secretaria na Câmara Municipal”, afirmou Vidal.

O diretor geral da Fundação Astrojildo Pereira, Ronaldo Garcia, destacou que esse é um problema de saúde pública. “Essa secretaria vem resolver um problema muito mais amplo, com a execução de uma política de saúde pública de forma integrada”, disse Ronaldo. Carla Zitto, diretora técnica da FASC, disse que a primeira-dama está tendo uma atitude de muita coragem com a iniciativa. “Nós da Fasc vamos trabalhar em parceria com a nova secretaria”, falou Zitto.

Na próxima terça-feira (24), integrantes da União das Associações de Moradores de Porto Alegre reúnem-se com a primeira-dama do município, Regina Becker. Segundo o presidente da Uampa, Sandro Chimendes, o encontro vai reforçar o apoio da entidade para o trabalho da secretaria. “Vamos articular uma relação com a primeira-dama para que a secretaria seja criada”, afirmou Chimendes.

A coordenadora estadual das mulheres do PPS, Iara Wortmann, convidou a primeira-dama Regina Becker para levar a o trabalho da secretaria como pauta no Encontro Estadual de Mulheres do partido, que será realizado no dia 28 de maio. “Vamos abrir espaço em nosso encontro para discutir esse tema e acelerar sua tramitação na Câmara”, afirmou Iara.

O trabalho social envolvido na ação foi destacada pela coordenadora do Projeto Surfar. Segundo Gicela Melo, a participação das lideranças comunitárias é fundamental nesse processo. “Nos deparamos diariamente com esses problemas dentro das comunidades e precisamos levar informações sobre o bem-estar animal.

A disposição do PPS em apoiar a causa foi destacada pelo prefeito José Fortunati. “Só se constrõe uma cidade com diálogo e é exatamente o que vocês estão fazendo aqui”, declarou o prefeito. O sentimento foi reiterado pela primera-dama, Regina Becker. “Hoje estamos selando um ato de parceria com o PPS, que é um partido muito afetuoso”, finalizou Regina. 

 

maio 18, 2011

Novas placas de sinalização qualificam turismo na Capital

Foto: Divulgação/PMPA
Novas placas turísticas na Zona Sul

Quem circula pela Zona Sul da Capital pode perceber a instalação de novas placas turísticas, nas avenidas Nonoai, Cavalhada, Campos Velho, Otto Niemeyer, Vicente Monteggia e Amapá, indicando acesso ao Parque Gabriel Knijnik, localizado no bairro Vila Nova.

Ao todo, foram implantadas 13 novas sinalizações com películas refletivas especiais, que garantem maior visibilidade. Os postes utilizados são mais reforçados e suportam placas maiores. O novo padrão de sinalização turística segue as orientações do Guia Brasileiro de Sinalização Turística no que se refere à altura do texto, pictograma, cores e setas.

As novas placas turísticas fazem parte de um projeto elaborado pela gerencia de planejamento de trânsito e Circulação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) que será estendido para os demais parques e pontos turísticos de Porto Alegre, visando atender melhor os turistas que visitam a cidade. A região do Centro Histórico e Aeroporto terão novas sinalizações de orientação e localização também em inglês, visando à Copa do Mundo 2014.

maio 16, 2011

Fórum Porto-alegrense da Reforma Política recebe movimentos sindicais


A segunda audição pública do Fórum Porto-alegrense da Reforma Política - Redemocratizar a Democracia acontece na próxima segunda-feira (16). A partir das 18h30, na sala 301 da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, integrantes dos partidos organizadores do fórum (PPS, DEM, PPL, PP, PTB, PSB, PR, PDT, PT, PMDB, PSOL, PSDB e PcdoB) receberão representantes dos movimentos sindicais de Porto Alegre para ouvir propostas que podem ser incluidas na reforma política do Brasil.

Até agosto, representantes da sociedade civil serão convidados para debater temas como financiamento público de campanha, coligações partidárias e cláusula de barreira em eleições. O andamento do trabalho pode ser acompanhado através do blog http://forumporto-alegrensedareformapolitica.blogspot.com/. Após os encontros, o grupo vai elaborar um documento expondo os anseios da sociedade para o tema, que será apresentado em uma conferência final.



maio 14, 2011

Roberto Freire: Chegou a hora da verdade para o PT

É preciso seriedade no tratamento com a estabilidade econômica, porque ela envolve todos os brasileiros.


Muito se fala de crise na oposição. E ela está evidente. Mas, nos preocupemos antes com a crise no governo, porque a que envolve a da oposição é uma dança da política e dos políticos. Só atinge a nós. Já aquela que se abate sobre o governo é grave, e afeta toda a sociedade.

Podemos aqui mesmo discutir a situação dos partidos oposicionistas, mas, antes, vamos ao governo. A fatura da irresponsabilidade nos gastos públicos que foi o aspecto central dos últimos dois anos do governo Lula chegou.

Esse governo, tão "generoso" no uso dos recursos públicos, com os quais calçou sua popularidade, agora recebe críticas que antes não sofria.

Não é fácil administrar o rescaldo de um governo que surfou de forma imprevidente sobre o boom da economia internacional e que, ao longo desses anos, deixou de realizar as necessárias reformas democráticas do Estado, que ampliasse o poder da sociedade civil e concentrasse a ação do Estado em suas tarefas fundamentais, de garantir educação, saúde e segurança a seus cidadãos e atuasse como regulador da esfera econômica.

Essa gestão imprevidente lhe possibilitou gastar além da conta, não apenas comprometendo os fundamentos da estabilidade da moeda, mas concomitantemente garantiu guarida aos mais antagônicos setores e segmentos da sociedade, de forma subalternizada - o que levou o sociólogo Luiz Werneck Vianna a chamar esse arranjo de Estado Novo do PT.

O governo podia atender a todos. Dava-se ao luxo de ter um ministério do trabalhador e outro dos patrões. Um da reforma agrária e outro do agronegócio. Chegou a hora da verdade.

Em um momento em que a inflação estoura o teto da meta e em que se discute o excessivo endividamento das famílias brasileiras - principalmente daquelas de mais baixa renda e que têm maior dificuldade de honrar seus compromissos -, o fantasma do arrocho salarial também ronda os lares brasileiros, elevando a ameaça de inadimplência. Passado o boom da economia internacional, como ficamos?

Dilma Rousseff parece não estar disposta a comprometer o crescimento para combater a inflação. Talvez por isso não esteja adotando a política de aumento sistemático da Selic. Transigir com a inflação é atentar contra o país.

É preciso seriedade no tratamento com a estabilidade econômica, porque ela envolve todos os brasileiros. O governo não vê com preocupação o fato de a inflação flutuar um pouco, porque isso evitaria o arrefecimento do crescimento.

O risco de tal opção está evidenciado. A inflação pode tornar-se irrefreável. É isso que estamos vivendo.

As commodities, ao inundar o mercado de dólares, apreciam nossa moeda, ampliando a crise cambial e podendo trazer algo pior: "bolhas" de consumo insustentável a longo prazo. Se isso ocorrer com as commodities agropecuárias será um desastre para a América Latina, que em grande parte teve crescimento baseado no aumento de preços desses produtos.

A oposição não pode se desesperar frente ao adesismo, que é uma marca registrada da política brasileira. Há um paradoxo. Embora o cobertor esteja curto, o governo continua a atrair apoio para sua base. Vai faltar soro para tanto fisiologismo. E, sem toma-lá-dá-cá, esse tipo de apoio desaparece.

Roberto Freire é presidente do PPS

Dilma versus PT



Governo e oposição estão em crise, mas por razões opostas: a oposição por fraqueza, falta de rumos e objetivos; o governo, paradoxalmente, por estar apoiado por um partido mais forte que ele, o PT, ao qual não faltam nem rumos, nem objetivos.

Em setembro do ano passado, falando a sindicalistas petroleiros na Bahia, José Dirceu, considerava que a eleição de Dilma Roussef era ainda mais importante que a de Lula.

“Ele (Lula) é duas vezes maior que o PT", dizia, enquanto Dilma representaria “a chegada do projeto partidário ao poder”.

Lula, liderança carismática, teria sido uma etapa de “acumulação de forças” do partido, permitindo que superasse resistências e chegasse ao governo federal.

Para tanto, gozou de uma certa licença ideológica, levando o partido a concessões que, com Dilma, teriam que ser suprimidas.

O discurso é longo e foi feito sem que o orador soubesse da presença de jornalistas no local, o que faz supor que falou sem inibição, a um público de adeptos.

Na ocasião, fez menção à liberdade de imprensa, que vê com restrições, e as repercussões se limitaram a esse quesito de sua fala.

O ponto central, no entanto, é a preponderância do PT sobre a presidente, o que pressupõe estado de tensão permanente entre ambos, que já se manifestou (e continua) no preenchimento de cargos no governo.

Dilma não é uma petista histórica. Veio do PDT de Brizola. Há afinidades de pontos de vista, mas não necessariamente comunhão plena de ideias e métodos.

Dilma, como Lula, lida com alianças ideologicamente contraditórias, uma espécie de arca de Noé sem Noé, cuja síntese é o PMDB. Tem que fazer concessões ou não governa. Caso exemplar dá-se na presente votação da reforma do Código Florestal.

O PT histórico – a esquerda de um modo geral - é contra o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que contempla postulações dos produtores rurais.

Mas Dilma não pode afrontá-los por algumas razões incontornáveis. A primeira: precisa dos votos da chamada bancada ruralista, que permeia tanto a base governista como a oposição.

A segunda: é o setor rural que, já há alguns anos, oferece os melhores resultados na balança comercial, garantindo alguma performance na economia. Nada mais insano que afrontá-lo em tal circunstância, mesmo sabendo que o modelo de política agrícola sustentado pelo partido é bem distinto, para não dizer oposto.

O que disso resulta é a condição de refém político da presidente. De um lado, a pressão do PMDB por cargos; de outro, a do PT, por cargos, decisões e indecisões.

A estabilidade da presidente depende das relações com o partido, que cobra o seu preço, que não é barato, indispondo-a frequentemente com os demais aliados.

A eleição de Rui Falcão, petista ortodoxo, para a presidência do partido, derrotando Humberto Costa, o candidato de Lula e Dilma, reforçou a tutela partidária.

Rui reza pela cartilha de Dirceu, que, nesses termos, mesmo sem cargos no governo, tornou-se mais influente e poderoso que qualquer ministro.

Tem a chave da estabilidade partidária. Nada se decide nesse âmbito sem sua chancela. O paradoxo é que essa tensão mantém Lula em cena. Ele continua maior que o PT, embora, fora da Presidência, tenda a encolher gradualmente. É a ele que Dilma recorre quando a barra pesa – e tem pesado continuamente.

Se houvesse oposição, tudo isso estaria sendo exposto e faturado. A sorte do governo e do PT é que, enquanto este desfruta da “acumulação de forças”, mencionada por Dirceu, a oposição vive processo oposto. O seu saco de gatos está furado e os que ali resistem cuidam de sobreviver politicamente, sem tempo para detalhes como fazer oposição.

Os governos petistas, de Lula e Dilma, têm perfil socialdemocrata. O projeto petista é revolucionário. Não há ilusão entre os seus formuladores de que seja possível implantá-lo de uma vez, mas querem avançar, mesmo sabendo que cada passo à frente abre conflitos políticos com forças hoje aliadas.

Dilma não quer saber desses conflitos, sobretudo neste momento em que a economia começa a exibir fragilidades que não atingiram seu antecessor, beneficiário de uma conjuntura internacional próspera que já não existe.

A herança de Lula recomenda que o governo continue pragmático. O projeto petista ignora essa herança e prega novas escaramuças sobre o Estado, que já lhe pertence. O que disso resultará ninguém sabe. Mas todos temem.


por Ruy Fabiano - publicado no Blog do Noblat

CONGRESSO DA JPS PORTO ALEGRE ELEGE SUA COORDENAÇÃO

Lideranças partidárias prestigiaram eleição da Coordenação da JPS Porto Alegre       



Lideranças juvenis integram nova Coordenação da JPS em Porto Alegre

maio 12, 2011

Congresso da Juventude Popular Socialista - Porto Alegre




CONVITE



Caros companheiros e Companheiras,


Levando em conta o cenário político atual, percebe-se a necessidade de nós jovens elaborarmos projetos políticos contemporâneos, que visem a satisfazer os presentes anseios da sociedade. Portanto, ao longo dos últimos dois anos, com a intenção de ampliar a juventude no Partido Popular Socialista de Porto Alegre – PPS/POA vêm sendo realizado um trabalho de planejamento e estruturação inserido no âmbito municipal, demandados pela executiva municipal, com o fim de contemplar tal objetivo. Em assim sendo, temos a honra de convidá-lo para participar do I Congresso da Juventude Popular Socialista de Porto Alegre – JPS/POA, que ocorrerá no dia 13 de maio do corrente ano, às 18h00min, na sede do Diretório do PPS/POA, localizado na Rua Pelotas, nº 280, nesta Capital.


O Congresso terá a seguinte pauta:


- Apresentação do histórico do partido;


- Discussão de Políticas Públicas para a juventude;


- Discussão da organização e estruturação das Coordenadorias e seus respectivos núcleos setoriais da JPS/POA;


- Apresentação, eleição e posse da nominata dos Coordenadores;



Porto Alegre, 11 de maio de 2011.


Wagner Eltz Seelig

Núcleo Setorial da Juventude do PPS/POA

maio 11, 2011

Odone pede inclusão da obra da Ponte do Guaíba no PAC da Mobilidade

Audiência vai debater necessidade de construir a nova ponte 


   O  presidente do PPS Porto Alegre, deputado estadual Paulo Odone, participou, na manhã desta quarta-feira (11), da reunião ordinária da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, que aprovou por unanimidade a realização de uma audiência pública para discutir a construção de uma nova ponte sobre o Guaíba. Serão convidados para o debate representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, dos ministérios dos Transportes e do Planejamento, do DNIT, do Daer, da ANTT e da Concepa.
   Odone, no entanto, pediu a inclusão do Ministério do Planejamento na discussão, para debater o projeto com o órgão diretamente envolvido na destinação de recursos. “A construção da nova Ponte do Guaíba depende do Governo Federal, e o DNIT não tem autonomia de recursos, por isso é necessário incluir o Ministério do Planejamento na Audiência Pública”, ressaltou.
   A obra visa desafogar o fluxo de veículos na atual ponte, especialmente com vistas à Copa de 2014. Desta forma, Odone afirmou que o tema deve ser tratado de forma prioritária. “Acompanhei esse assunto desde a minha passagem pela Secretaria da Copa do Mundo 2014. Temos que aproveitar e incluir a obra da Ponte do Guaíba no PAC da Mobilidade, aí teremos os recursos necessários”, finalizou.  

maio 10, 2011

PPS PORTO ALEGRE realizará curso de formação política na Capital

Abertas as incrições para curso de formação política do PPS PORTO ALEGRE


O PARTIDO POPULAR SOCIALISTA - PPS de Porto Alegre, promoverá nos próximos dias 21 de maio e 11 de junho, curso de formação política para  militantes e quadros políticos, tendo por local  sua sede, na rua Pelotas, 280.

Para o Deputado Paulo Odone, Presidente do PPS da capital, "a atividade faz parte do planejamento estratégico do Partido e tem por objetivo a formação e a capacitação de lideranças partidárias, principalmente as que vêm se incorporando ao Partido nos últimos meses".

A qualificação dos seus quadros partidários sempre foi uma das prioridades do PPS, para a execução da sua política e a defesa dos seus projetos, em qualquer instância onde o Partido participe. Trabalhamos para qualificar o exercício da política, tanto no Parlamento, quanto no Poder Executivo ou mesmo, nas comunidades, onde nossos militantes residem e trabalham na defesa dos projetos comunitários  e das demandas locais. 

Esse é o jeito do PPS fazer sua política. De forma diferenciada e qualificada.

INSCRIÇÕES na sede do Partido.

maio 08, 2011

Modelo de concessão de aeroportos já sofre críticas

Para especialistas, com pistas e pátios ainda sob a gestão da Infraero, risco é de aeroportos continuarem a enfrentar os mesmos problemas

 
RIO - O modelo que o governo quer adotar para a concessão dos aeroportos trará poucos avanços no enfrentamento dos problemas dos principais terminais do País. Como a concessionária vai explorar apenas as receitas comerciais (como as lojas) e a operação ficará com a Infraero, os problemas de gestão pelos quais a estatal é conhecida não devem ser resolvidos.

"A Infraero continuará arrecadando as tarifas aeroportuárias e terá a obrigação de fornecer diversos serviços aos passageiros e às companhias. Se hoje se questiona o papel da estatal nesse processo, como é que essa gestão vai continuar com ela? O que se está questionando não é só a agilidade para executar as obras, mas também a operação", afirma o consultor de gestão de aeroportos José Wilson Massa.

Se a estatal não for eficiente nos procedimentos de pista, por exemplo, os reflexos serão visíveis nos terminais, com a formação de longas filas, por exemplo. A atuação conjunta de duas empresas (a Infraero e a concessionária) num mesmo espaço também traz o temor de que não fique claro quais as responsabilidades de cada uma. Se tiverem problemas ao embarcar, a quem os passageiros recorreriam?

Para o professor da UnB e ex-presidente da Infraero, Adyr da Silva, ao deixar pistas e pátios de fora da concessão, o governo demonstra que tem uma visão míope da questão aeroportuária. Ao deixar as obras dessas instalações com a Infraero, corre-se o risco de ver repetirem-se os atrasos dos últimos anos. "Esse é o calcanhar de Aquiles. Está se discutindo apenas terminal de passageiros e nosso problema não é esse. Nosso problema, entre outros, é pista de pouso, controle de tráfego aéreo, pátio de estacionamento de aeronaves, software e tecnologias. A questão é mais complexa e ampla", diz Silva.

Ele afirma, porém, que é possível remover alguns entraves. Segundo o ex-presidente da Infraero, um entendimento com o Tribunal de Contas da União (TCU) também tornaria a concessão e as obras mais rápidas. Na avaliação dele, o tribunal extrapola as suas funções de fiscalização ao envolver-se na elaboração de contratos, por exemplo.

"O TCU, que deveria fiscalizar se você gastou bem o dinheiro, está sendo usado como órgão executivo. Por isso, assistimos a uma novela em Campinas, Vitória e Confins", disse Silva, acrescentando que, se governo e tribunal entrarem em consenso, seria possível economizar um ano na execução de projetos. Sabendo do problema, o governo já prevê um alinhamento com o TCU e outros órgãos, de acordo com a apresentação feita à presidente.

Mesmo fazendo uma força-tarefa, o governo não tira a corda do pescoço. Depois de concluído o leilão, as empresas levariam pelo menos quatro meses para colocar a mão na massa, período necessário para a elaboração do projeto executivo das obras.

"Não dá para pensar que a empresa vai começar a obra um dia depois de ganhar a licitação. No dia seguinte, ela começa a pensar em como ela fará a obra", afirma Richard Dubois, da consultoria PwC. Segundo ele, o custo do projeto detalhado de um terminal como o de Guarulhos é de cerca de R$ 20 milhões.

Com o projeto detalhado em mãos, a empresa ainda esbarrará nos prazos dos fornecedores, explica Dubois. "Um fornecedor de finger (instalação que conduz ao avião) disse que entre o pedido e a entrega leva-se um ano. Depois, são mais uns seis meses de ajuste fino." Ele lembra que o governo precisa estar com tudo pronto no início de 2014 para, em caso de erros na execução do projeto, ser possível corrigi-los.

Glauber Gonçalves, de O Estado de S. Paulo

Leilão de aeroportos só em maio de 2012

 

Estudo da Infraero, obtido com exclusividade pelo Estado, detalha o cronograma apertado de obras que o governo tenta antecipar

RIO - Um estudo preparado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) prevê que o leilão de concessão dos aeroportos para a iniciativa privada só deverá ser realizado em maio de 2012, um prazo muito curto para a execução das obras para a Copa do Mundo de 2014.

O Estado teve acesso ao trabalho de 173 páginas que deveria ter sido apresentado na semana retrasada à presidente Dilma por autoridades da área de aviação. O encontro, entretanto, foi adiado para que ela se tratasse da pneumonia.

Dividido em duas partes, o estudo detalha o cronograma de cada etapa das obras e descreve ponto a ponto as obras que serão feitas nos aeroportos (veja o projeto das reformas na página B4).
Além de apresentar o plano detalhado das reformas, o estudo esclarece algumas dúvidas deixadas pelas declarações de ministros e autoridades da área de aviação. A proposta apresentada a Dilma deixa claro que a prioridade do governo se concentra em três aeroportos: Guarulhos, Campinas e Brasília. Os aeroportos de Galeão e Confins ficaram de fora do projeto de concessão, embora constem na relação de obras previstas até a Copa do Mundo.

O trabalho também mostra que, ao contrário do que esperavam especialistas da iniciativa privada, as concessões serão limitadas a novos terminais de aeroportos. Antigos terminais, pistas e pátios continuarão sob a gestão da Infraero.

Os dados do documento foram apresentados pela reportagem do Estado a especialistas. Eles se disseram frustrados porque esperavam um plano de concessões mais abrangente. E afirmaram que se o leilão sair só em maio de 2012, como prevê o documento, não será possível finalizar todas as obras a tempo.

De acordo com fontes ligadas ao projeto, o governo programou o leilão para maio por segurança, mas corre para antecipar o processo em seis meses. No entanto, mesmo que a concessão saia no fim deste ano, as obras teriam que ser feitas a toque de caixa para que tudo esteja pronto até 2014. "Teríamos os anos de 2012 e 2013 para fazer as obras. Está no limite do possível, e essa é uma avaliação bastante otimista", afirma o especialista em infraestrutura Richard Dubois, sócio da consultoria PwC.

Pela estimativa do governo, somente a fase de estudos duraria cerca de sete meses (veja o cronograma na pág. B4), com conclusão prevista para janeiro do ano que vem. Nesse período, seriam feitos estudos de demanda, modelagem financeira e seriam definidos requisitos de desempenho, além da elaboração do edital. A avaliação de especialistas é que o estudo de viabilidade - que dá os parâmetros do leilão - deve atrasar o processo. Complexa, essa etapa demanda tempo.

Estudo. Segundo uma fonte do governo, a apresentação elaborada para a presidente Dilma foi feita com base em um pré estudo do BNDES sobre reestruturação de aeroportos, coordenado pelo atual ministro-chefe da SAC, Wagner Bittencourt, que na época era diretor do banco.

Uma das cartas na manga do governo para acelerar a concessão é envolver a Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP) no processo. Resultado de parceria entre o BNDES e oito bancos, a empresa foi criada em 2009 para elaborar empreendimentos de infraestrutura de interesse público e privado.

A segunda etapa do processo de concessão inclui consulta pública, aprovação em órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e publicação dos editais. Para essa fase, o governo prevê quase seis meses.

Procurada, a SAC não quis se manifestar sobre o assunto. A Infraero afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os dados sobre os aeroportos estão sendo revistos para serem apresentados à presidente Dilma no fim do mês.

 Glauber Gonçalves, de O Estado de S. Paulo

maio 06, 2011

Plano de Investimentos do OP será apresentado segunda-feira



Prefeitura de Porto Alegre, anuncia segunda-feira, 9, o início da rodada única das Assembléias Regionais e Temáticas do OP 2011/2012. Também será apresentado o Plano de Investimentos e Serviços para o período. A cerimônia será realizada às 14h, no Salão Nobre da Prefeitura.

Na reunião será apresentado, também, um balanço do resgate de passivos do OP nas duas últimas décadas. O prefeito José Fortunatianunciará , ainda, uma série de medidas para fortalecer e qualificar o processo do OP. No mesmo dia, às 19h, será realizada a primeira Reunião Temática (Educação, Esporte e Lazer), no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa.



DATAS E LOCAIS DAS ASSEMBLÉIAS REGIONAIS E TEMÁTICAS

Datas: de 9 de maio a 11 de junho - Horário: 19h - * Aos Sábados: 15h

Maio
09/05 – Temática de Educação, Esporte e Lazer
Teatro Dante Barone – Praça Marechal Deodoro, 101, 1º andar – Bairro Centro Histórico– (Assembléia Legislativa)

10/05– Temática de Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana
Teatro Dante Barone

11/05– Temática Habitação, Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano e Ambiental
Teatro Dante Barone

12/05 – Temática de Desenvolvimento Econômico, Tributação e Turismo
Teatro Dante Barone

16/05 – Temática de Cultura
Teatro Dante Barone

17/05 – Região Cruzeiro
Escola Municipal José Loureiro da Silva – Avenida Capivari, n.º 1999 – Bairro Santa Tereza

18/05, quarta-feira – Região Cristal
Local: Escola Municipal Professor Eliseu Paglioli – Rua Butuí, n.º 221

19/05 – Temática de Saúde e Assistência Social
Teatro Dante Barone

21/05 – Região Nordeste
Local: Escola Municipal Deputado Victor Issler – Rua 19 de Fevereiro, n.º 330

23/05 – Região Centro
Teatro Dante Barone

24//05 – Região Centro-Sul
Local: Centro Regional Sul e Centro Sul (antigo CECOPAM) – Rua Arroio Grande,  50

25/05 – Região Norte
Local: Ginásio da Escola Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha – Rua Xavier de Carvalho, 274

26/05 – Região Eixo-Baltazar
Local: Centro Humanístico Vida – Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132

30/05 – Região Leste
Local: Rua São Domingos, n.º 89

31/05 – Região Noroeste
Local: Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre – Rua Francisco Trein, 116


Junho
1º/06 – Região Ilhas
Local: Colônia dos Pescadores Z-5 – Praça Salomão Pires Abraão s/n – Ilha da Pintada

02/06 – Região Partenon
Local: Academia da Brigada Militar – Avenida Cel. Aparício Borges, 2001

04/06 – Região Lomba do Pinheiro
Local: Ginásio do CPCA – Centro de Promoção da Criança e do Adolescente – Estrada João de Oliveira Remião, parada 10

06/06 – Região Restinga
Local: Centro de Comunidade da Vila Restinga – Avenida Economista Nilo Wulff, s/n

07/06 – Região Glória
Local: Ginásio do Colégio Marista Assunção – Rua Dom Bosco, 103

08/06 - Região Extremo Sul
Local: Ginásio da Paróquia Nossa Senhora de Belém – Avenida Heitor Vieira, 494

09/06 – Região Sul
Local: CTG Descendência Farrapa – Avenida Cavalhada, 6735

11/06 – Região Humaitá - Navegantes
Local: Escola Municipal Antônio Giudice – Rua Caio Brandão de Mello, s/nº.

Odone apresenta projeto que inclui mãe e pai como dependentes do IPE-SAÚDE

   O deputado Paulo Odone (PPS) protocolou Projeto de Lei Complementar que possibilita aos segurados do IPE-SAÚDE incluirem mãe e pai como seus dependentes no plano. A mudança altera a Lei Complementar nº 12134, de 2004, que criou o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul. 
   O acréscimo na lei amplia o acesso de mais famíliares dos segurados a atendimentos médicos e hospitalares, não havendo alteração no valor descontado mensalmente por parte do segurado. A inclusão dos novos dependentes pode ser aplicada apenas com a comprovação da dependência econômica de mãe e pai, sejam naturais ou adotivos. O deputado Odone considera a medida um avanço para o bem-estar da família gaúcha. “O projeto busca proteger a saúde do cidadão gaúcho, sendo um presente para as mulheres neste Dia das Mães, extensivo para toda família”, afirma Odone. 
   A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa analisa o texto no próximo dia 17 (terça-feira). Em caso de aprovação, o Projeto de Lei Complementar vai para pauta de votação em Plenário.

maio 02, 2011

Odone prestigia festa de aniversário do bairro Rubem Berta


Integração com a comunidade foi a marca do encontro.
                                                 
      O presidente municipal do PPS, deputado estadual Paulo Odone, participou, no último sábado (30), do 24º Aniversário do Bairro Rubem Berta. O deputado foi recebido pelo organizador da festa, vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), e por vários moradores da região, num clima de muita animação. Paulinho é presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Rubem Berta (AMORB). Odone presenteou um morador do bairro com uma camiseta do Grêmio. A festa teve a participação de lideranças comunitárias, contando com várias apresentações artísticas e o tradicional bolo em metro, distribuído aos moradores.