maio 31, 2011

Rede Mercocidades: Turismo debate a ampliação de parcerias público-privadas


Encerramento da reunião Unidade Temática Turismo da Rede Mercocidades

O encerramento, nesta terça-feira, 31, da reunião da Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades foi marcado pelo consenso de que a operacionalização de projetos e programas de integração produtiva regional no setor, no âmbito do Mercosul, passa necessariamente pela ampliação das parcerias público-privadas entre municípios, a área empresarial do setor e instituições universitárias, entre outros segmentos.

Aberto segunda-feira, 30, em Porto Alegre, o encontro organizado pela Secretaria de Turismo da capital gaúcha (SMTUR), cidade que coordena a UTT, teve a participação do coordenador da Secretaria Técnica Permanente da Rede Mercocidades, Jorge Rodriguez, da assessora da Secretaria Executiva da Rede, Giovanna Arjonilla, dos dirigentes de Turismo de Montevidéu, Claudio Quintana, de Rocha, Ana Caram Rivero, e de Maldonado (Uruguai), Álvaro Bertoni, da cidade argentina de Villa Gesell, Walter Fonte, além de coordenadores e técnicos da SMTUR das áreas de planejamento, marketing e informação turística.

De acordo com o coordenador de Relações Institucionais da SMTUR, Ronaldo Garcia, as parcerias entre as áreas pública e privada estarão focadas no processo de integração das cidades da região, com implementação de projetos voltados para o desenvolvimento sustentável do turismo, a inclusão social e o fortalecimento da cidadania regional. Além das parcerias público-privada foram debatidas a necerssidade de desenvolver-se atividades voltadas para a promoção de roteiros turísticos integrados entre os países que compõe a Rede Mercocidades. A criação de mecanismos de controle e monitoramento das informações sobre o turismo, formas de comunicação integrada e o intercâmbio entre as cidades-membro da UTT devem ser igualmente contempladas nos projetos futuros.

Tema da pauta da reunião, o calendário de atividades da unidade temática foi reavaliado. Com isso, nos dias 3 e 4 de agosto, os dirigentes de Turismo estarão novamente reunidos na capital gaúcha para tratar dos eixos temáticos do Congresso da Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades, que se realizará em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário