maio 30, 2011

Turismo da Rede Mercocidades se reune em Porto Alegre



Secretários e dirigentes de Turismo de municípios que integram a Rede Mercocidades reúnem-se hoje, 30, e amanhã, 31, no Hotel Embaixador, para definir os eixos temáticos do 5º Congresso da Unidade Temática Turismo (UTT) da organização. O evento irá ocorrer em outubro, em Porto Alegre, para debater projetos e iniciativas de desenvolvimento do setor no âmbito do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Criada em 1995, a Rede Mercocidades promove a inserção dos municípios no processo de integração do bloco regional. É integrada por 230 associados da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia e Peru.

Organizada pela Coordenação da Unidade Temática do Turismo sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), a abertura do evento contou com a participação do Secretário-adjunto, Raul Mendes da Rocha, pelo Assessor de Relações Institucionais da Secretaria do Turismo de Poro Alegre, Ronaldo Garcia, pelo Coordenador da Secretaria Técnica Permanente da Rede Mercocidades, Jorge Rodríguez e pela assessora da Secretaria Executiva, a cargo da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Giovanna Arjonilla.

Raul Mendes da Rocha, pela Secretaria do Turismo de Porto Alegre ressaltou a "importância da aproximação e da troca de experiências para o desenvolvimento do turismo regional".

Inovação e inclusão - A iniciativa do encontro preparatório da nova edição do congresso temático foi destacada pelo coordenador da Secretaria Técnica Permanente da Rede Mercocidades, Jorge Rodriguez. Ele lembrou a trajetória de 20 anos do bloco regional, completados em março deste ano, e estimulou as cidades integrantes da UTT a participarem do Projeto In – Inovação e Inclusão Social da Rede Mercocidades, que capacita governos locais e organizações não-governamentais para projetos regionais de desenvolvimento sustentável que integrem as cidades do Mercosul. Segundo Rodrigues, a proposta é chegar a 2012 com cerca de 60 projetos em execução, ou aptos à captação de recursos, envolvendo 108 cidades associadas à rede.

Participam também os dirigentes de Turismo de Montevidéu, Claudio Quintana, de Rocha, Ana Caram Rivero, e de Maldonado, Álvaro Bertoni (Uruguai), e da cidade argentina de Villa Gesell, Walter Fonte, além de técnicos da SMTUR das áreas de planejamento, marketing e informação turística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário