junho 18, 2011

UAMPA promove evento do Forum Porto-alegrense da Reforma Política


                                                                 Fotos: Monise Rezende

UAMPA promove debate sobre reforma política em Porto Alegre


Realizou-se no dia 17 de junho, a quinta audiência pública do Fórum Porto-alegrense da Reforma Política, promovido pela UAMPA - UNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE PORTO ALEGRE, com a participação de representantes do movimento comunitário e de ONGs da Capital, no Mercado Público.

O Fórum Porto-alegrense da Reforma Política, uma iniciativa da Câmara de Vereadores, para ampliar o debate sobre as mudanças nas regras eleitorais que estão sendo discutidas no Congresso Nacional, tais como financiamento público de campanha, possibilidade de candidatura avulsa, prazo mínimo de um ano antes das eleições para filiação partidária e para domicílio eleitoral e ratificação das regras atuais de fidelidade partidária e cláusula de desempenho, assim como o regramento para eleição de vereadores, deputados federais e estaduais: voto proporcional com lista fechada e realização de consulta popular sobre esse sistema, cota para mulheres na lista de candidatos e fim das coligações partidárias.

Presentes no evento, mais de 80 lideranças e militantes que atuam nas organizações não governamentais e nos movimentos sociais, demonstraram nas suas intervenções a preocupação do modo como vem sendo encaminhada a discussão pelos parlamentares, em Brasília, sem uma discussão mais ampla com a sociedade civil.

Lideranças presentes no Evento do Forum Porto-alegrense da  Reforma Política

Destacamos a presença do CMDCA, UEE, UJS, JPS, Delegados do OP, Projeto Surfar, Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Forum Municipal do Programa Fome Zero, Consellheiros do OP, UNEGRO e Conselho de desenvolvimento do Partenon, dentre tantas outras representações, que manifestaram seu apoio ao Forum porto-alegrense da Reforma Política.


Ronaldo Garcia propõe o aprofundamento da Reforma através de Constituinte Exclusiva
Para Ronaldo Garcia, representante do PPS no evento, "é preciso que seja feita uma profunda reforma política, eleitoral e partidária, para que ocorra verdadeiramente o fortalecimento dos partidos e a valorização da política. Esse pacote que está sendo discutido é um embróglio, cuja tendência é preservar o que aí estar ou acabar beneficiando apenas grandes partidos". Para ele, "o aprofundamento do debate político deveria se dar através de uma Assembléia Constituinte Esclusive e defendeu a proposta de discussão do parlamentarismo como um novo sistema de governo".

Dentre outras lideranças do PPS também estiveram presentes a Ex-Deputada Iara Wortmann, o suplente de vereador Emerson Corrêa, Ademir Maria, Adão Palma, Juramir Melo, Ernani Pereira, Wagner Seelig, representando a JPS/POA, Gicele Melo e Gustavo Rocha, além de Sandro Chimendes, que presidiu pela UAMPA, os debates do Fórum.


Representantes dos partidos que integram o Forum ouviram propostas dos presentes e as mesmas serão encaminhadas visando sua inclusão na formatação no documento final, que será resultante dos debates promovidos junto à sociedade porto-alegrense.

Momentos do Evento do ForumPorto=alegrense da Reforma Política

                                                                              F otos: Monise Rezende




















Nenhum comentário:

Postar um comentário