julho 05, 2011

Grande Expediente de Paulo Odone presta homenagem ao Grupo Tramontina


      O deputado Paulo Odone, presidente municipal do PPS, ocupou o período de Grande Expediente desta terça-feira (5) para homenagear o Grupo Tramontina pelo seu centenário. O parlamentar resgatou a origem do grupo, fundado em 1911 por Valentin Tramontina como uma pequena ferraria na cidade gaúcha de Carlos Barbosa.              
       A mudança no comando da empresa em 1939, quando Elisa De Cecco Tramontina assumiu o comando em razão da morte do marido, foi classificado por Odone como um marco na história do grupo. “Imagino dona Elisa como aquelas personagens femininas que Erico Verissimo descreveu em o Tempo e o Vento: mulheres fortes, que construíam a vida enquanto os homens saíam para suas lutas”, destacou.
     A estrutura atual, composta por mais de seis mil funcionários, foi considerada por Odone fundamental para a expansão do grupo, sem abdicar da presença no Rio Grande do Sul. “A Tramontina é uma das empresas brasileiras que mais exporta com marca própria presente em 120 países. A empresa busca a identificação da marca com os costumes e hábitos locais”, afirmou. Outro trabalho lembrado foi o programa de gestão ambiental desenvolvido pela empresa. O prêmio ISO 14001, recebido pela implantação de suas próprias Usinas de Energia, Estação de Tratamento de Efluentes e Central de Resíduos Industriais, foi citado como exemplo de preocupação ambiental. “A ação é resultado do compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável”, destacou.  
      Odone saudou a manifestação positiva de todas as bancadas na cerimônia ao afirmar que “a homenagem simboliza a máxima de que uma empresa não cresce sem levar a paixão e a garra da comunidade”. A cerimônia foi encerrada com uma apresentação do Coral Tramontina, sob a regência do maestro Alcides Verza, que interpretou as músicas “Negrinho do Pastoreio” e “Tramontina, 100 anos de vida”.
      A cerimônia foi acompanhada por integrantes do Conselho de Administração do grupo, liderado pelo presidente Clóvis Tramontina, além dos presidentes da FIERGS, Paulo Tigre, e da Fecomércio-RS, Zildo De Marchi. O município de Carlos Barbosa foi representado pelo prefeito Fernando Xavier da Silva e o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Dalcin, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário