julho 02, 2011

Turismo: workshop busca promover Porto Alegre e Rosário

                                                                                                    Foto: Guilherme Santos/PMPA
Workshop e encontro com agentes de viagem, operadores de turismo e entidades de Porto Alegre.


Começou nesta sexta-feira, às 14hs, no hotel Plaza São Rafael, um workshop técnico direcionado para agentes de viagem, hoteleleiros, dirigentes de atrativos turísticos, de entidades de turismo e jornalistas agentinos interessados em aprofundar conhecimentos sobre a Capital gaúcha. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), o evento visa a fortalecer laços e promover turisticamente Porto Alegre e Rosário (província de Santa Fé na Argentina) consideradas cidades co-irmãs.

Durante o evento, os participantes  foram recepcionados pelo secretário Luiz Fernando Moraes no Salão Nobre do Hotel Plaza São Rafael onde depois assistiram a um vídeo institucional sobre Porto Alegre, seguido de falas dos representantes rosarinos e porto-alegrenses: Héctor De Benedicts da Ente Turístico Rosário (ETR); Sebastian Chale- secretário da Produção; Horácio Javier Rios- secretário de Cultura e Educação;Carlos Henrique Schmidt- diretor da Rede Plaza; Berenice Lewin- presidente executiva da Convention & Visitors Bureau; Rita Vasconcelos – presidente  da Agência Brasileira  de Viagens (ABAV); e Roberto Wagner, gerente regional da empresa área Gol.

Na abertura da solenidade, Luiz Fernando Moraes falou sobre similaridades e diferenças existentes entre Porto Alegre e Rosário que tornam  estas cidades mais atrativas e interessantes. “Nossa idéia é estreitar ainda mais os laços entre porto-alegrenses e rosarinos, promovendo esta aproximação entre empresários e agentes de áreas como a cultural, a fim de desenvolvermos agendas de eventos entre as duas cidades, pois fazer turismo também é fomentar parcerias”, ressalta.
Héctor De Benedicts, da (ETR), considera Porto Alegre e Rosário cidades que cresceram sob os mesmos paradigmas: "Além de portuárias, possuem uma cultura convergente a ponto de transformar seus portos em portas. Como irmãs separados ao nascer, Porto Alegre e Rosário podem potencializar muitos reencontros rumo a novas possibilidades turísticas.”

Fam tour personalizado – Sábado, 2, e domingo, 3, os 23 convidados participarão de um fan tour, organizado pelos setores de Eventos e Projetos internacionais da SMTUR e apoiados pela empresa de transportes Porto Van que conduzirá a comitiva para os seguintes atrativos: Corredor Cultural do Centro Histórico, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Casa de Cultura Mario Quintana,(CCMQ) Santander Cultural, restaurantes Chalé da Praça XV,  La Piedra e Gokan,  city tour Linha Turismo - roteiro Zona Sul, Museu Iberê Camargo, Parque Farroupilha, Brique da Redenção e Feira das Antiguidades, bairro Moinhos de Vento, Parcão, Padre Chagas e  Moinhos Shopping.

Hermanas SMTUR e ETR - Desde 1994, por decretos das duas municipalidades, a capital gaúcha e Rosário tornaram-se cidades-irmãs. Esta aproximação efetiva entre os órgãos oficiais de turismo de Porto Alegre e Rosário se iniciou em maio de 2010, durante o 4º Congresso de Turismo da Rede Mercocidades, ocorrido em Montevidéu, Uruguai, quando Moraes reuniu-se com Héctor De Benedictis, presidente da  Entidade Turística de Rosário (ETR).

Em dezembro, uma missão institucional e empresarial da capital gaúcha, coordenada pela SMTUR, visitou a cidade argentina com o objetivo de integrar o setor empresarial e fortalecer o setor turístico para aumentar o fluxo de visitantes entre os dois destinos. Na ocasião, foi assinado convênio de colaboração entre SMTUR e ETR. Principal emissor de turistas estrangeiros para o Brasil e país fronteiriço ao Rio Grande do Sul, a Argentina é um dos mercados estratégicos da promoção turística internacional de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário