julho 24, 2012

Fortunati: uma cidade com mais cultura para todos

Porto Alegre, polo de cultura nacional terá mais ações culturais. Já estão previstas ações como a criação da Escola Municipal de Cultura e as Casas Comunitárias de Leitura

Porto Alegre é reconhecida nacionalmente como polo de uma efervescente cena cultural. Mas, mesmo uma cidade assim, necessita de políticas públicas para democratizar o acesso à cultura e descentralizar as iniciativas. Como um homem de raízes fortes junto à comunidade, Fortunati sabe disso e pretende investir ainda mais na promoção da cultura, tanto assim que destinou à questão um dos 12 eixos do plano de governo da coligação Por Amor a Porto Alegre.

Em termos de equipamentos ganha destaque no plano o compromisso da construção das arquibancadas do Sambódromo e qualificação de todo o espaço do Complexo Cultural do Porto Seco, proporcionando melhor infraestrutura para o Carnaval e outras manifestações populares. O plano prevê também a utilização plena pela prefeitura, nos períodos que lhe estão destinados, do Auditório Araújo Viana que está sendo totalmente reformado e modernizado, através de parceria público-privada, e deverá ser entregue à comunidade artística em setembro. Também deverá ser concluído o Teatro Elis Regina, na Usina do Gasômetro, um dos mais ousados projetos do país em termos de possibilidades de encenação.

Mas a cidade precisa mais e novas ações também já estão previstas, como a criação da Escola Municipal de Cultura, a implantação das Casas Comunitárias de Leitura, criar o Prêmio Açorianos de Dança, a ampliação dos projetos de descentralização  e até a disponibilização plena de um moderno estúdio de som, permitindo gravações musicais por artistas e grupos das comunidades. O estúdio,  já implantado, homenageia Geraldo Flach. “Nosso objetivo é continuar fortalecendo as manifestações culturais da cidade, que tem projetos emblemáticos que nos caracterizam, como Porto Alegre em Cena, o  Festival de Inverno, a Usina das Artes e o 24 horas de Cultura, entre outros, e agora vamos avançar mais na movimentação cultural com as propostas que farão parte do plano de governo para a próxima gestão. Como está previsto, vamos proporcionar mais cultura para todos”, destacou Fortunati.
Outra medida  importante envolve a comunidade afro porto-alegrense: a implantação do Centro de Referência do Negro, como porta de entrada e estímulo às expressões artísticas e culturais é um dos compromissos de Fortunati pela igualdade. Ele também vai criar o Observatório Afro Porto-Alegrense, integrado ao Observa-POA. São medidas simples, mas fundamentais para a universalização da cultura na Capital. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário