O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou, por falta de tempo e de quórum, o julgamento sobre a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições municipais de 2012. O tema chegou a entrar na pauta da casa nesta quarta-feira, 30, mas não houve tempo de iniciar os debates antes do fim da sessão.
Além disso, dois dos nove ministros presentes se ausentaram temporariamente do plenário, o que fez com que o quórum da corte ficasse abaixo do número mínimo necessário de magistrados para julgar questões de constitucionalidade: oito. Não há previsão de nova data prevista para a retomada do julgamento.
No último dia 9, os ministros colocaram o tema em pauta, mas um pedido de vista do ministro Joaquim Barbosa paralisou o julgamento. O debate seria retomado com o voto vista de Barbosa. Até agora, o único voto proferido é o do ministro Luiz Fux, que fez uma defesa quase integral da lei. O ministro propôs apenas uma alteração: só ficariam inelegíveis políticos que renunciassem para escapar de possível cassação quando o processo no Conselho de Ética já estivesse em andamento.
A proposta foi rechaçada pelos defensores da lei, que viram a possibilidade de brecha para políticos escaparem da inelegibilidade. Em seguida, Fux admitiu que poderia mudar seu voto para adequá-lo à versão mais austera da norma.
No entanto, há na corte uma intenção de somente retomar a votação com a composição completa. A ministra Rosa Maria Weber, indicada esta semana pela presidente Dilma Rousseff para o STF, somente será sabatinada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na próxima terça-feira, 6 de dezembro. Em seguida, o plenário da Casa tem de aprovar o seu nome. Somente após esse processo ela tomará posse. “Essa questão vai ser recolocada na sessão em que vamos votar o pedido de vista”, disse Fux no começo do mês.
novembro 30, 2011
Odone se emociona em homenagem a Ibsen Pinheiro
No período de Grande Expediente desta terça-feira (29), o deputado estadual Paulo Odone, em nome da Bancada do PPS, associou-se a homenagem ao ex-deputado Ibsen Pinheiro, que recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha. Odone se emocionou ao ouvir o agradecimento de Ibsen ao reconhecimento e lembrou que manteve o primeiro contato com o político nos movimentos estudantis. “Ibsen soube dali tirar seu idealismo que mantém até hoje. Ibsen, por isso, é um ser político antes de tudo”, afirmou.
novembro 25, 2011
Noite de gala para o turismo brasileiro - Prêmio Personalidade do Turismo 2011
Golden Room do Copacabana Palace recebeu convidados para a entrega do Personalidade do Turismo 2011 |
Uma noite de gala para o turismo brasileiro. Assim foi a grande festa de entrega do prêmio Personalidade do Turismo 2011, realizada na noite de ontem (24/11), no Golden Room do Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, um evento marcada pela presença de lideranças do turismo de todos os setores, onde não faltou emoção nos discursos, depoimentos pessoais e um grande clima de confraternização. Na solenidade, que teve como ponto alto a entrega dos prêmios às dez pessoas e três instituições escolhidas através do voto do trade turístico do país pela internet, o presidente da Embratur, Flávio Dino destacou os números positivos do setor, entre eles a entrada de divisas e o recorde de desembarques, acrescentando que o turismo brasileiro continuará no viés de alta.
A solenidade de entrega dos prêmios desta décima edição, organizada pelo jornal MERCADO & EVENTOS e pela revista FOLHA DO TURISMO, veículos do Grupo FOLHA DIRIGIDA, com a chancela da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), foi aberta com um coquetel seguida de jantar. O evento, que já faz parte do calendário do turismo do Brasil, reuniu 180 convidados. Entre eles, além de Flávio Dino, estiveram presentes os secretários estaduais de Turismo, como Ronald Ázaro, do Rio de Janeiro, Domingos Leonelli, da Bahia, além de Valdir Walendowsky, presidente da Santur e Oreni Braga, da Amazonastur.
Além deles, também prestigiaram o evento autoridades municipais, como o subsecretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Pedro Augusto Guimarães, o secretário de turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, e o vice-presidente da São Paulo Turismo, Tasso Gadzanis. Além de representantes de todos os setores da cadeia produtiva do Turismo. Presente também no evento o Deputado Paulo Odone, que entregou o Prêmio para Luiz Fernando Moraes, um dos homenageados nesta data.
A solenidade teve início com uma saudação do vice-presidente executivo do MERCADO & EVENTOS e da FOLHA DO TURISMO, Roy Taylor, que destacou a importância da premiação. “Esse prêmio nada mais é do que uma homenagem a todos aqueles que trabalham para dignificar com espírito empreendedor e paixão sua atividade, em defesa da bandeira do Turismo, dando a contribuição efetiva nos diversos segmentos em que atuam”. O executivo também destacou as perspectivas do setor, lembrou as dificuldades enfrentadas, em função das mudanças ocorridas no Ministério do Turismo e encerrou seu discurso pedindo a união do setor.
Em seguida, o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, em sua mensagem, deu ênfase ao encerramento do seu mandato e os desafios enfrentados à frente da entidade. Já o presidente do grupo FOLHA DIRIGIDA, jornalista Adolfo Martins, falou sobre a importância do turismo nos diferentes segmentos da economia e sua influência social, bem como os desafios que precisam ser enfrentados por todos, além de enaltecer o exemplo dignificante de todos os homenageados da noite.
Secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, recebe o prêmio Personalidade do Turismo 2011
Prêmio foi entregue por Odone. Crédito: Mercados & Eventos |
Nesta quinta-feira, dia 24 de novembro, no Golden Room do Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, ocorreu a entrega dos prêmios do Personalidade do Turismo 2011. Na ocasião, o Secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, recebeu o prêmio do Deputado Estadual Paulo Odone.
Para Odone, esta eleição de Luiz Fernando Moraes como uma das Personalidades do Turismo no ano de 2011, é o resultado do seu brilhante trabalho realizado para desenvolvimento do Turismo no Município, incluindo a cidade de Porto Alegre no roteiro do turismo internacional, com a conquista de novas linhas aéreas, fazendo a conexão de nossa cidade para a Europa, para o Panamá e Peru, por exemplo, ampliando o fluxo de turista na Capital.
Deputado Paulo Odone, salientou o trabalho realizado por Luiz Fernando no Turismo da Capital |
Para Odone, esta eleição de Luiz Fernando Moraes como uma das Personalidades do Turismo no ano de 2011, é o resultado do seu brilhante trabalho realizado para desenvolvimento do Turismo no Município, incluindo a cidade de Porto Alegre no roteiro do turismo internacional, com a conquista de novas linhas aéreas, fazendo a conexão de nossa cidade para a Europa, para o Panamá e Peru, por exemplo, ampliando o fluxo de turista na Capital.
Luiz Fernando Moraes, Secretário de Turismo de Porto Alegre eleito como Personalidade do Turismo 2011 |
Luiz Fernando Moraes é também Presidente da ANSEDITUR. A Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo das Capitais é um colegiado de representação dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional e Coordenador da Unidade Temática de Turismo da Rede Mercocidades, vinculada aos países do Mercosul.
Sobre o Prêmio Personalidade do Turismo
O Prêmio Personalidade do Turismo, neste ano chegou à sua décima edição, trouxe uma novidade importante: foi realizada pela primeira vez pela internet, em um hotsite especial e totalizou 7.681 votos.
A votação realizada pelo trade do turismo, escolheu livremente as dez pessoas e três instituições que mais se destacaram ao longo do ano. O prêmio é oferecido pelo jornal MERCADO & EVENTOS e pela revista FOLHA DO TURISMO, veículos do Grupo Folha Dirigida e que têm o apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).
Os eleitos deste ano, em ordem alfabética, são:
Pessoas
André Lameiro, diretor de Vendas e Marketing da Brazil Hospitality Group (BHG).
David Neeleman, presidente do Conselho de Administração da Azul Linhas Aéreas.
Juarez Cintra Filho, presidente do Grupo Ancoradouro.
Luis Paulo Luppa, presidente da Trend Operadora.
Luiz Farias, diretor de Marketing da Localiza.
Luiz Fernando Moraes, secretário de Turismo de Porto Alegre e presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur).
Paulo Senise, diretor Executivo do Rio Convention & Visitors Bureau.
Ralf Aasmann, diretor geral para o Brasil da Emirates Airline.
Renê Hermann, presidente do Grupo Costa Cruzeiros para a América do Sul.
William Périco, presidente da Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo (Aviesp).
Instituições
Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).
Santa Catarina Turismo (Santur).
Quem já faz parte da Galeria das Grandes Personalidades
As pessoas e instituições já eleitas três vezes, consecutivas ou não, não podem mais ser eleitas. Fazem parte desta seleta lista as seguintes personalidades: Adenauer Góes (presidente da Paratur), Álvaro Bezerra de Mello (ex-presidente do Conselho da Rede Othon e da ABIH Nacional), Caio Luiz de Carvalho (presidente da SPTuris), Chieko Aoki (presidente da Blue Tree Hotels), Eduardo Nascimento (presidente do Sindetur-SP), Eduardo Sanovicz (professor e consultor em Turismo), Guilherme Paulus (presidente do Conselho de Administração da CVC), Janyck Daudet (presidente do Club Med na América Latina), Jeanine Pires (presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP), Ruy Gaspar (diretor do Ocean Palace), Tasso Gadzanis (vice-presidente da SP Turis), Valter Patriani (presidente da CVC Operadora), Valdir Walendowsky (presidente da Santur), e Walfrido dos Mares Guia (ex-ministro do Turismo e ex-ministro das Relações Institucionais).
Novelas com finais felizes*
Nesta quarta-feira, 23, celebramos, oposição e governo, o repasse do Cais do Porto para o grupo empresarial responsável por sua revitalização. É o encaminhamento de uma novela de 30 anos, que atravessou vários governos até a autorização para o processo licitatório, concedida em julho de 2010, no Governo Yeda Crusius. Agora, oposição e governo comemoram a vitória e a reconhecem como conjunta, em cena que, ao se perpetuar, significará uma conquista muito valiosa: o amadurecimento das relações políticas, com a união em torno de objetivos comuns para o desenvolvimento do Estado.
A dificuldade dos gaúchos em conciliar posições contrárias mesmo que seja para avançar nos processos de interesse do Estado já foi apontada como culpada pelo atraso financeiro do Rio Grande. Agora, quero crer que a empolgação e o empenho com os preparativos para a vinda da Copa do Mundo ao Estado e o consequente desfecho favorável de antigas questões como o Cais do Porto, o retorno da travessia de barcos entre Porto Alegre e Guaíba, a liberação de recursos para ampliação da disponibilidade de energia elétrica e – o impensável! - o envio pelo governo petista de um projeto de renúncia fiscal, que surpreendeu a Assembleia pela amplitude, todos esses acontecimentos acrescidos da consciência de que a acirrada disputa política que se travou nos últimos anos só nos trouxe atraso e dissabores, estão realizando o milagre da trégua. O governador Tarso, justiça seja feita, acenou nesse sentido na campanha e está cumprindo a determinação, ao reconhecer e valorizar atos dos governos anteriores, diferentemente de outros governos petistas que se empenharam militantemente em negar qualquer existência política antes da experiência petista.
São, repito, novelas muito antigas e o desfecho favorável se deve ao esforço de todos os últimos governos que administraram o Estado. Vê-las se desenredando é uma imensa alegria, pois além de ter participado ativamente em suas tratativas, estou certo de que vêm para trazer desenvolvimento e urbanidade para o Rio Grande. Mas a maior satisfação está em poder pressupor o fim de um tempo de radicalidade na política.
Estou convencido de que esse é o momento, tanto para capitalizarmos os benefícios que virão com o Mundial, quanto de fazermos de nossos antigos antagonismos uma única força vibrante para que o Rio Grande possa reerguer as bandeiras de competência e protagonismo, que sempre identificaram o povo gaúcho.
* Artigo do deputado estadual Paulo Odone publicado na edição de 25 de novembro de 2011 do jornal Zero Hora.
novembro 24, 2011
Ao lado de oposicionistas, Odone entrega ofício ao governador sobre investimentos no setor automotivo
Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul, o deputado estadual Paulo Odone (PPS) e os demais integrantes da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa reuniram-se hoje (23) com o governador Tarso Genro. No encontro, realizado no Palácio Piratini, os parlamentares entregaram um ofício onde colocam-se à disposição do Governo Estadual para análise de projetos de leis que proporcionem o desenvolvimento do parque industrial automotivo gaúcho. Tarso lembrou a atuação de Odone, enquanto Presidente da Assembleia Legislativa, na atração da fábrica da General Motors para o Estado.
Odone participa do ato de liberação do Cais Mauá
Paulo Odone e o prefeito José Fortunati |
O deputado estadual Paulo Odone participou hoje (23) do ato de entrega do Cais Mauá à iniciativa privada. Após a reforma estrutural, a área vai se tornar um complexo de lazer, gastronomia e negócios em Porto Alegre.
Desde o período que liderou a Secretaria Extraordinária da Copa 2014-RS, Odone defende a revitalização da região como forma de fomentar o turismo e a economia da cidade. Durante o processo de planejamento do destino do Cais, Odone reuniu-se com a Bancada Gaúcha na Câmara Federal para garantir a viabilidade financeira do serviço.
Sugerida por Odone, palestra aborda desenvolvimento humano brasileiro
Crédito: Agência ALRS |
O professor e economista Flávio Comim apresentou ontem (23) aspectos importantes no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil nas últimas décadas. O encontro, que lotou a Sala José Lewgoy da Assembleia Legislativa, foi promovido pela Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, por sugestão do deputado estadual Paulo Odone (PPS).
Flávio apresentou dados sobre o desenvolvimento econômico e social no Brasil. “Nessa última década, o índice baixou para 0,69%. É uma desaceleração do crescimento. Nossa expectativa de vida é de 73,5 anos, o que não corresponde a um país que é a sétima economia do mundo”, afirmou.
A qualidade da educação foi citada por ele como um tema a ser modificado. “Temos uma concepção de política pública que não reconhece o papel do cidadão nesse ponto. Precisamos manter jovens estudando de forma ativa, com a atuação participativa dos pais”, afirmou. Flávio também afirmou que a renda média nacional, estimada em US$ 10,16, não é distribuída de forma igualitária para oferecer serviços públicos de qualidade para o cidadão.
Acompanharam a palestra o pesquisador da Fundação de Economia e Estatística (FEE), o auditor público do Tribunal de Contas do RS, Hillário Royer, e os deputados Giovani Feltes (PMDB), Frederico Antunes (PPS), Adilson Troca (PSDB), Jorge Pozzobom (PSDB), José Sperotto (PTB) e Zilá Breitenbach (PSDB).
novembro 23, 2011
Odone recebe donos de bares da Cidade Baixa
Donos de bares e restaurantes do bairro Cidade Baixa foram recebidos ontem (22) pelo deputado estadual Paulo Odone (PPS) para discutir a “Operação Sossego”, da Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic). Eguer Viana Gonçalves, Adolfo Molina Filho e Sandro Boschetti, proprietários, respectivamente, dos bares Cavanhas, Preto Zé e Bongô Bar afirmaram que a interdição de 22 bares na Cidade Baixa e a determinação do fechamento de bares e restaurantes até à meia-noite vai prejudicar o desenvolvimento turístico da região.
Os proprietários afirmaram a Odone que a Operação deve analisar as situações de forma separada. Odone disse que vai manter o contato com a Prefeitura para promover o diálogo com os donos de estabelecimentos do bairro Cidade Baixa. “É preciso construir uma proposta de conciliação entre todos os segmentos envolvidos que, com bom senso, chegaremos a uma solução boa para os proprietários de bares, comunidade e Prefeitura”, finalizou.
novembro 22, 2011
Mercocidades quer interlocução com governos nacionais
Bel Mesquita, Secretária Nacional de Políticas de Turismo, representou o Ministro do Turismo |
A ampliação das relações entre os governos locais com entidades privadas do setor e a área acadêmica é a base para que ocorra o crescimento e o desenvolvimento sustentável do turismo entre os países do Mercosul. No entanto, é necessária a interlocução dos governos locais com as esferas governamentais nacionais para a solução de gargalos próprios ao chamado Turismo de Fronteiras, como maior conectividade aérea, linhas de financiamento para investimentos em infraestrutura receptiva, sistemas de informação e roteiros integrados, para que se concretize o processo de integração regional.
Luiz Fernando Moraes, Secretário de Turismo de Porto Alegre e Bel Mesquita, representante do Ministro do Turismo |
Esse foi um dos temas centrais da reunião da Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades que ocorre durante esta quinta-feira, 17, em Canela, cidade turística da Serra Gaúcha. Coordenada pelo secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes (a capital gaúcha responde pela coordenação da UTT), a primeira etapa do encontro teve a presença da secretária nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, que abordou justamente o Programa de Turismo de Fronteira – Frontur. O programa foi lançado em agosto deste ano pelo Ministério do Turismo e que deve passar por uma revisão visando à efetiva transversalidade com os ministérios do Turismo dos países vizinhos ao Brasil.
“Não podemos pensar no crescimento do setor sem compreender a importância do Turismo de Fronteira uma vez que a América do Sul responde por 46% dos turistas estrangeiros que entram no Brasil, vindos especialmente do Uruguai e Argentina”, destacou Bel. Diante da importância do tema, a secretária propôs à coordenação da UTT que o Frontur seja tema da pauta do próximo Congresso Internacional da UTT Mercocidades, que ocorrerá em Porto Alegre no primeiro semestre do próximo ano. A ideia é que do evento saiam propostas concretas de ação de integração entre os países do Mercosul. "Este debate é essencial para os governos locais no processo de aproximação regional através do turismo", enfatizou Moraes.
Ronaldo Garcia, Assessor de Relações Institucionais da SMTUR,destaca a presença de parceiros dos governos locais |
O encontro registra o maior quórum já alcançado pelo colegiado, com a participação de lideranças políticas, empresários e dirigentes de entidades do Turismo, além de represantantes da Academia.
João Moreira, da Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureau e Luiz Nuñez |
Participam ainda o presidente da Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureau, os secretários de Turismo de Belém (Pará), Wady Kayat, e de Bento Gonçalves (RS), Ivane Fávero, e o vice-presidente da São Paulo Turismo, Tasso Gadzanis, integrantes da diretoria da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), presidida por Moraes.
Adriana Peña Fernández, Ana Claudia Caram e Gerardo Viñales |
Enzo Arns, Jorge MartinèzJorge, Alvaro Bertoni, Javier Frugone e Enrique Puentes |
Gerardo Viñales, Mariela Zubizarreta, Patricio Alves e Raúl Sarosola |
Javier Frugone, Enrique Puentes, Claudio Quintana, Santiago Unanial e Rossana Campodonico da Universidad de la República Uruguay e Luiz Nuñez |
Tasso Gadzanis, Wady Salim Khayat e Joseano Schmitt |
Silvana Castelli e Darci Kops - Castelli Escola Superior de Hotelaria |
Simone Manfreini Bender - Universidade Caxias do Sul |
Odone participa de homenagem da Assembleia à Rádio Uirapuru
O deputado estadual Paulo Odone (PPS) participou hoje (22), na sala da Presidência da Assembleia Legislativa, da homenagem proposta pelo deputado estadual Luciano Azevedo (PPS) aos 30 anos da Rádio Uirapuru, de Passo Fundo. A entrega da plana alusiva ao aniversário da emissora, representada na cerimônia pelo diretor Jerônimo Fragomeni, reuniu parlamentares da Casa e o vice-presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), Cláudio Brito. Odone ressaltou o crescimento do alcance da emissora no Estado. “A Uirapuru sempre será um canal de comunicação do povo, pois sua dimensão cresce cada vez mais”, disse. A Rádio Uirapuru foi fundada em 26 de novembro de 1981. O nome "Uirapuru" vem de um pássaro nativo da Amazônia.
novembro 21, 2011
Deputados federais visitam a Arena do Grêmio
Depois de ser o palco do encontro que reuniu deputados estaduais na última semana, as obras da Arena do Grêmio, no bairro Humaitá, em Porto Alegre, recebeu na tarde desta segunda-feira uma comitiva formada pelos deputados federais da bancada gaúcha em Brasília, Danrlei de Deus, Alceu Moreira, Giovani Cherini, Renato Molling, Manuela D´Ávila e Paulo Pimenta .
Recepcionados por Paulo Odone, presidente do Grêmio e do PPS de Porto Alegre, o grupo de parlamentares, que contou também com a ilustre presença do prefeito José Fortunati, percorreu os principais pontos da construção sempre bem orientados e com explicações minuciosas do desenvolvimento do projeto. Ele foi acompanhado pelos membros do conselho de administração do Grêmio, Marco Antônio Scapini, Ricardo Vontobel, Carlos Tadeu Vianna, Antônio Vicente Martins e Eduardo Antonini, este último também presidente da Grêmio Empreendimentos. Se fez presente na visita o secretário Luiz Carlos Busato, de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano.
Os deputados ficaram positivamente impressionados com a grandiosidade e a velocidade com que a Arena está sendo erguida. De forma unânime, todos creditaram à construção da nova casa do Grêmio o crescimento do bairro e da região que forma o Quatro Distrito da Capital.
O cuidado com as questões ambientais também foi destaque junto aos parlamentares. Durante o almoço, no Espaço do Torcedor, o presidente, Paulo Odone, agradeceu o esforço e a dedicação que os parlamentares vêm demonstrando em prol da construção da nova casa gremista, mas pediu ainda mais apoio para resolver um dos principais problemas do bairro Humaitá, que é a mobilidade urbana: “não é um apelo do Grêmio ou da Arena, mas do Bairro no que diz respeito ao despejo viário. Pedimos o apoio de vocês na aprovação de emendas que possam viabilizar a mobilidade nesta parte da cidade” conclamou.
O evento contou também com a participação da direção da OAS, comandada por Carlos Eduardo Paes Barreto Neto, diretor regional de Incorporação da Empresa.
novembro 17, 2011
Odone apresenta futura Arena do Grêmio aos integrantes da Comissão da Copa
Deputados no canteiro de obras |
O deputado estadual Paulo Odone (PPS), enquanto presidente do Grêmio, recepcionou hoje (17) os integrantes da Comissão Especial de Acompanhamento dos Investimentos da Copa 2014 e demais parlamentares da Assembleia Legislativa na visita técnica ao terreno onde está sendo construída a Arena do Grêmio. Relator da comissão, Odone apresentou o atual andamento da obra, que vai abrigar o estádio e um complexo comercial. “Essa visita é muito importante, pois a Arena não é apenas uma obra para o clube, mas sim um equipamento para Porto Alegre e o Estado”, afirmou Odone.
Participaram do encontro o secretário de Esportes e do Lazer, Kalil Sehbe, o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, o diretor da OAS Empreendimentos, Eduardo Pinto, o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, e os deputados estaduais Alexandre Postal, Alceu Barbosa, Aloisio Classmann, Alvaro Boesio, Carlos Gomes, Cassiá Carpes, Jurandir Maciel, Lucas Redecker, Luis Lauerman, Maria Helena Sartori, Miki Breier, Valdeci Oliveira, Miriam Marroni, Jorge Pozzobom, Gilmar Sossela e Giovani Feltes. Confira mais fotos da visita técnica:
Odone homenageia tradicionalista gaúcho pelo Dia da Consciência Negra
Durante a sessão solene alusiva ao Dia da Consciência Negra, realizada na tarde desta quarta-feira (16), o deputado estadual Paulo Odone entregou o Troféu Carlos Santos ao servidor público Lauvir Rodrigues, na categoria Empreendimentos. Indicado pela Bancada do PPS na Assembleia Legislativa, Lauvir é tradicionalista em Guaíba, onde criou o DTG Berço Farroupilha, em 2003. “Estamos homenageando essas figuras para promover uma reflexão sobre o que deve ser feito para dar fim ao preconceito racial. A luta também é contra a discriminação econômica contra o negro”, disse Odone. Os vencedores do Troféu Carlos Santos foram definidos pela comissão que organiza a Semana Estadual da Consciência Negra. O parlamentar fez um alerta para o verdadeiro sentido da programação. “A Semana da Consciência não tem sentido se não for promovido uma reflexão sobre a origem do preconceito racial”, finalizou.
novembro 09, 2011
Ao rever Ficha Limpa, STF abre brecha para político que renuncia se candidatar
Supremo ainda precisa decidir se lei valerá para as eleições de 2012; para evitar novo empate, Corte vai esperar voto da ministra Rosa Weber
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu nesta quarta-feira, 9, um voto que, na prática, libera futuras candidaturas de políticos que renunciaram para fugir de processos de cassação por quebra de decoro, como o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, o deputado Valdemar Costa Neto e os ex-parlamentares Jader Barbalho e Paulo Rocha. Na mesma sessão, o STF manteve o impasse em relação à validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2012 ao adiar novamente o veredicto sobre o tema.
Os ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Joaquim Barbosa debatem sobre a Ficha Limpa
Fux, relator da ação que pediu a declaração de constitucionalidade da lei, afirmou que os políticos só podem ser atingidos pela Lei da Ficha Limpa se renunciarem aos mandatos para fugir de processo de cassação já abertos. Quando a renúncia ocorre antes da instauração formal, de acordo com o ministro, o político não pode ser considerado inelegível. É o caso de Roriz, Costa Neto e Paulo Rocha.
Apesar desse ponto de seu voto, Fux defendeu a constitucionalidade do ponto central da Ficha Limpa: a inelegibilidade de políticos condenados em segunda instância ou por órgãos colegiados por crimes contra o patrimônio público, por exemplo. Mas reduz o prazo previsto na legislação.
De acordo com a lei, o político fica inelegível desde a condenação até oito anos depois do fim do cumprimento da pena. Na prática, esse prazo poderia se estender por décadas. Isso porque, até que o Judiciário julgue todos os recursos contra essa condenação em segunda instância, anos podem se passar. Fux afirmou em seu voto que o prazo de oito anos deve começar a contar do dia em que o político foi condenado em segunda instância.
Para evitar o empate, que os ministros sabiam que ocorreria, foi combinado que alguém pediria vista. A missão coube a Joaquim Barbosa. Isso livrará a nova ministra, Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, indicada nesta semana pela presidente Dilma Rousseff, de ser a última a votar e, no fim das contas, acabar responsabilizada por eventualmente derrubar os pontos centrais da Ficha Limpa.
Até horas antes da sessão de ontem, ministros ainda discutiam a possibilidade de adiar o julgamento para esperar a posse da nova ministra. No entanto, Fux insistia em dar seu voto.
Após o pedido de vista, as ações só voltarão a ser julgadas depois da posse da nova ministra, que ainda será sabatinada pela Comissão de Constituição e Justiça e passará pela aprovação no plenário do Senado.
Fonte: Estadão, por Felipe Recondo e Mariângela Gallucci, de O Estado de S.Paulo
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu nesta quarta-feira, 9, um voto que, na prática, libera futuras candidaturas de políticos que renunciaram para fugir de processos de cassação por quebra de decoro, como o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, o deputado Valdemar Costa Neto e os ex-parlamentares Jader Barbalho e Paulo Rocha. Na mesma sessão, o STF manteve o impasse em relação à validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2012 ao adiar novamente o veredicto sobre o tema.
Os ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Joaquim Barbosa debatem sobre a Ficha Limpa
Fux, relator da ação que pediu a declaração de constitucionalidade da lei, afirmou que os políticos só podem ser atingidos pela Lei da Ficha Limpa se renunciarem aos mandatos para fugir de processo de cassação já abertos. Quando a renúncia ocorre antes da instauração formal, de acordo com o ministro, o político não pode ser considerado inelegível. É o caso de Roriz, Costa Neto e Paulo Rocha.
Apesar desse ponto de seu voto, Fux defendeu a constitucionalidade do ponto central da Ficha Limpa: a inelegibilidade de políticos condenados em segunda instância ou por órgãos colegiados por crimes contra o patrimônio público, por exemplo. Mas reduz o prazo previsto na legislação.
De acordo com a lei, o político fica inelegível desde a condenação até oito anos depois do fim do cumprimento da pena. Na prática, esse prazo poderia se estender por décadas. Isso porque, até que o Judiciário julgue todos os recursos contra essa condenação em segunda instância, anos podem se passar. Fux afirmou em seu voto que o prazo de oito anos deve começar a contar do dia em que o político foi condenado em segunda instância.
Para evitar o empate, que os ministros sabiam que ocorreria, foi combinado que alguém pediria vista. A missão coube a Joaquim Barbosa. Isso livrará a nova ministra, Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, indicada nesta semana pela presidente Dilma Rousseff, de ser a última a votar e, no fim das contas, acabar responsabilizada por eventualmente derrubar os pontos centrais da Ficha Limpa.
Até horas antes da sessão de ontem, ministros ainda discutiam a possibilidade de adiar o julgamento para esperar a posse da nova ministra. No entanto, Fux insistia em dar seu voto.
Após o pedido de vista, as ações só voltarão a ser julgadas depois da posse da nova ministra, que ainda será sabatinada pela Comissão de Constituição e Justiça e passará pela aprovação no plenário do Senado.
Fonte: Estadão, por Felipe Recondo e Mariângela Gallucci, de O Estado de S.Paulo
Odone cobra publicação prévia de edital em projeto de contratação emergencial na Fundação Piratini
O deputado estadual Paulo Odone (PPS) apresentou emenda, rejeitada pela base governista, ao Projeto de Lei que autoriza contratações emergenciais para a Fundação Cultural Piratini, que abrange a TVE e a Rádio FM Cultura. O acréscimo no PL 326/2011 determina a publicação de edital para concurso público durante os 12 meses em que as vagas forem ocupadas por funcionários temporários.
Odone exemplificou a importância da abertura de vagas para concursados. “Os servidores precisam ingressar em uma carreira profissional”, afirmou. O parlamentar também criticou medidas que preterem abertura de concursos públicos. “Estamos há quase um ano do Governo Tarso e continuamos recebendo projetos de lei pedindo contratações emergenciais”, finalizou.
Odone volta a criticar atitude do Conselho do IPÊ ao projeto que amplia beneficiários
O deputado estadual Paulo Odone (PPS) voltou a se manifestar nesta quarta-feira (9) sobre o parecer contrário do Conselho de Administração do IPÊ ao Projeto de Lei Complementar 154/2011, de autoria do parlamentar. O projeto estende a dependência do IPÊ-Saúde ao pai e mãe de servidores públicos que não tenham renda superior ao piso da categoria (R$600,00).
Odone disse que o IPÊ não tem autonomia para determinar a constitucionalidade de projetos em tramitação na Assembleia Legislativa. “A Comissão de Constituição e Justiça é a única competente para avaliar. Acima disso só o Plenário”, afirmou. O parlamentar destacou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) deu parecer favorável ao texto do projeto de sua autoria. “A PGE elogiou o projeto sob o ponto de vista jurídico e humanitário”, disse.
O texto contrário do IPÊ foi enviado à presidência da Assembleia Legislativa, que encaminhou o ofício aos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça. Desta forma, o projeto foi retirado de análise. “Não quero paternalismo ao projeto, mas sim que a Casa use sua prerrogativa”, disse Odone. O parlamentar, no entanto, disse que o presidente da O parlamentar lembrou que decisão semelhante do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou para casais do mesmo sexo a dependência no plano de saúde.
Odone diz que projeto para ampliar dependentes do IPÊ-Saúde é constitucional
Deputado prometeu retomar o tema em Plenário. Crédito: Agência AL/Arquivo. |
Durante a Sessão Plenária desta terça-feira (8), o deputado estadual Paulo Odone, presidente do PPS de Porto Alegre, manifestou sua contrariedade quanto ao parecer contrário do IPÊ ao Projeto de Lei Complementar 154/2011, de autoria do parlamentar. O projeto estende a dependência do IPÊ-Saúde ao pai e mãe de servidores públicos que não tenham renda superior ao piso da categoria (R$600,00).
Odone disse que o órgão estadual de saúde não tem autonomia para determinar a constitucionalidade de projetos em tramitação na Assembleia Legislativa. A função, segundo o parlamentar, é de responsabilidade da Comissão de Constituição de Justiça da Casa, onde o projeto estava sob análise. “O IPÊ enviou um parecer para a Casa dizendo que esse projeto é inconstitucional. Esta medida atinge a autonomia e a legitimidade do Legislativo”, afirmou.
O texto do PLC 154/2011 recebeu parecer favorável da Casa Civil do Governo do Estado, posicionamento diferente da direção do órgão de saúde. “Isto é uma afronta aos servidores do IPÊ, a todos nós e a orientação do Governo. O IPÊ ameaçou entra com uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) caso o projeto seja retomado”, disse Odone.
novembro 07, 2011
COORDENAÇÃO DA JPS PORTO ALEGRE DISCUTE PLANO DE TRABALHO
Reunidos neste 07 de novembro, a JPS/Porto Alegre - JUVENTUDE DO PARTIDO POPULAR SOCIALISTA DE PORTO ALEGRE, deu continuidade aos debates para o seu planejamento estratégico e o plano de trabalho para 2012.
Dentro de suas propostas, o que chama a atenção é o projeto da Escola de Formação Política e de Cidadanis, voltado para o trabalho de formação de novas lideranças e de qualificação dos jovens militantes do Partido.
Para Natalia Medeiros, "este projeto representa a atenção especial que o Partido dedica para a capacitação dos novos quadros políticos. É a juventude do PPS que terá a responsabilidade para dar continuidade ao projeto partidário. Por isso, quanto mais cedo a juventude se engajar na vida partidária, maior será a sua contribuição para o exercício da política e da cidadania, com a realização de projetos que sirvam para atender as demandas da sociedade".
Para Grégory Gomes, o PPS oferece a possibilidade do exercício da vida partidária para os jovens, de forma plural, respeitando as nossas individualidades para a construção de projetos coletivos.
Kayane Mello, entende que a militância política começa dentro da escola e espera, com sua experiência no movimento estudantil, ampliar a conscientização dos estudantes para a sua participação dentro da vida partidária. Fabio, pela coordenação de eventos, será responsável pelas atividades culturais e artísticas, que oportunizarão as manifestações populares da cultura e da arte de nossa juventude, em Porto Alegre.
Nos próximos dias, a JPS concluirá seu planejamento estratégico e o plano de trabalho para 2012, onde as eleições municipais também terão destaque especial.
Dentro de suas propostas, o que chama a atenção é o projeto da Escola de Formação Política e de Cidadanis, voltado para o trabalho de formação de novas lideranças e de qualificação dos jovens militantes do Partido.
Natalia Medeiros |
Para Natalia Medeiros, "este projeto representa a atenção especial que o Partido dedica para a capacitação dos novos quadros políticos. É a juventude do PPS que terá a responsabilidade para dar continuidade ao projeto partidário. Por isso, quanto mais cedo a juventude se engajar na vida partidária, maior será a sua contribuição para o exercício da política e da cidadania, com a realização de projetos que sirvam para atender as demandas da sociedade".
Grégory Gomes |
Para Grégory Gomes, o PPS oferece a possibilidade do exercício da vida partidária para os jovens, de forma plural, respeitando as nossas individualidades para a construção de projetos coletivos.
Kayane e Fábio |
Kayane Mello, entende que a militância política começa dentro da escola e espera, com sua experiência no movimento estudantil, ampliar a conscientização dos estudantes para a sua participação dentro da vida partidária. Fabio, pela coordenação de eventos, será responsável pelas atividades culturais e artísticas, que oportunizarão as manifestações populares da cultura e da arte de nossa juventude, em Porto Alegre.
Nos próximos dias, a JPS concluirá seu planejamento estratégico e o plano de trabalho para 2012, onde as eleições municipais também terão destaque especial.
novembro 05, 2011
CONGRESSO ESTADUAL DO PPS FOI UMA FESTA CONSTRUÍDA COM VONTADE POLÍTICA PARA FAZER A DIFERENÇA ! !
Foto: Ronaldo Garcia
Registro de homenagem à Bernardo de Souza, na abertura do Congresso do PPS |
Foi uma Festa ! O auditório do Hotel Embaixador foi pequeno para comportar os militantes do PPS do RIO GRANDE DO SUL, no seu Congresso Estadual. Mais de 700 filiados acompanharam o evento que foi prestigiado por dirigentes dos partidos de oposição ao governo do Estado, que reforçaram a intenção de ter a sigla como parceira nas próximas eleições e destacaram a força do PPS demonstrada pelo Partido.
Foto: Monise Rezende
Foto: Monise Rezende
Prefeito José Fortunati prestigiou o Congresso do PPS RS |
Presente no Congresso Estadual do PPS do RS, o Prefeito da Capital salientou a importância da parceria do PPS na sua gestão em Porto Alegre, ressaltando o trabalho realizado pelo Partido à frente da Secretaria de Turismo, com Luiz Fernando Moraes e no DMAE, com o Diretor Geral Flávio Presser e a condução política do Deputado Estadual Paulo Odone, presidente do PPS de PORTO ALEGRE.
Já o Presidente do DEM de Porto Alegre, o deputado Paulo Borges, disse ter ficado surpreso com a grande mobilização dos filiados. “Não esperava encontrar uma mobilização tão grande. Vejo que o PPS está totalmente preparado para ter um belo desempenho na eleição do ano que vem”, afirmou. Pré-candidato à Prefeitura de Porto Alegre, ele ressaltou o desejo de contar com o apoio do PPS.
O deputado Nelson Marchezan Junior disse que “o PPS tem sido uma parceria leal, transparente e por projetos. Queremos o apoio do partido e estamos dispostos a apoiá-lo também em muitos municípios”, salientou Marchezan.
O presidente estadual do PP, Celso Bernardi, lembrou vitórias significativas que tiveram a parceria da sigla com o PPS, como a conquista da Prefeitura de Pelotas, com Fetter Junior. “Que os líderes e filiados do PPS tenham muita energia para, com ética e qualidade, transformar os sonhos em realidade em cada município. Estamos juntos, vamos lutar juntos”, disse.
Ao afirmar que o PMDB se sente parte da história do PPS, o presidente estadual do partido, Ibsen Pinheiro, ressaltou a proximidade das duas siglas e a vontade de que caminhem juntas. “Admiro o espírito do PPS, sua capacidade de luta. Estaremos juntos na eleição de 2012 onde for possível. É um desejo. Vamos estar juntos em 2012 para que continuemos juntos depois”, enfatizou o deputado.
Foto: Ronaldo Garcia
Saudando as lideranças políticas do PPS da Capital e do interior do Rio Grande do Sul, Odone disse que ele e Luciano Azevedo estarão apoiando, pessoalmente, todos os nossos candidatos nas próximas eleições. " Vamos construir juntos o melhor para nossas cidades. Teremos grandes nominatas disputando o processo eleitoral, tanto para as prefeituras municipais, quanto para vereança, em cada um dos nossos municípios". Para Odone, o PPS
fará a diferença nessas eleições. "Todos nos querem como aliados. Isso significa que temos qualidade nos nossos quadros políticos e em nossos projetos políticos".
Foto: Ronaldo Garcia
Deputado Paulo Odone, Presidente do PPS PORTO ALEGRE |
Saudando as lideranças políticas do PPS da Capital e do interior do Rio Grande do Sul, Odone disse que ele e Luciano Azevedo estarão apoiando, pessoalmente, todos os nossos candidatos nas próximas eleições. " Vamos construir juntos o melhor para nossas cidades. Teremos grandes nominatas disputando o processo eleitoral, tanto para as prefeituras municipais, quanto para vereança, em cada um dos nossos municípios". Para Odone, o PPS
fará a diferença nessas eleições. "Todos nos querem como aliados. Isso significa que temos qualidade nos nossos quadros políticos e em nossos projetos políticos".
Rubens Bueno |
Já o líder da bancada federal do PPS e secretário-geral do partido, deputado Rubens Bueno, chamou atenção para o crescimento da sigla em 2011. Segundo ele, o PPS tinha apenas 700 diretórios municipais constituídos em abril deste ano. Hoje, afirmou, já são mais de 4 mil diretórios.
“O PPS está presente em quase 70% dos municípios brasileiros”, comemorou. Rubens Bueno falou ainda da importância do poder local e de ações como o Projeto Pé na Estrada, que tem impulsionado o crescimento do PPS nas pequenas, médias e grandes cidades do país.
“O PPS está presente em quase 70% dos municípios brasileiros”, comemorou. Rubens Bueno falou ainda da importância do poder local e de ações como o Projeto Pé na Estrada, que tem impulsionado o crescimento do PPS nas pequenas, médias e grandes cidades do país.
Soninha Francine |
A pré-candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PPS, ex-vereadora Soninha Francine, participa agora do Congresso Estadual do PPS e fala sobre sua visão sobre a política e sobre a atuação dos parlamentares e governantes. Soninha destaca ainda o motivo pelo qual ingressou no PPS. “O PPS é um partido de esquerda, que privilegia o coletivo ao individual, que preza a democracia e respeita a coisa pública”, afirmou.
No maior Congresso Estadual da história do PPS/RS, com a participação de mais de 700 pessoas, o deputado Luciano Azevedo foi aclamado presidente do partido.“Assumo a presidência do PPS honrado com a confiança de todos e com o compromisso de tornar o partido ainda maior, sem perder a essência, a identidade e o compromisso com suas bandeiras. Tenho convicção de que podemos fazer do PPS um partido grande, com muitas vitórias”, afirmou Luciano neste sábado, durante o evento no Hotel Embaixador.
Luciano Azevedo, eleito Presidente Estadual do PPS |
No maior Congresso Estadual da história do PPS/RS, com a participação de mais de 700 pessoas, o deputado Luciano Azevedo foi aclamado presidente do partido.“Assumo a presidência do PPS honrado com a confiança de todos e com o compromisso de tornar o partido ainda maior, sem perder a essência, a identidade e o compromisso com suas bandeiras. Tenho convicção de que podemos fazer do PPS um partido grande, com muitas vitórias”, afirmou Luciano neste sábado, durante o evento no Hotel Embaixador.
MOMENTOS DO CONGRESSO:
Fotos: Monise Rezende
Foto: Monise Rezende
Foto: Monise Rezende
Foto: Monise Rezende
Foto: Monise Rezende
Foto: Monise Rezende
Foto: Monise Rezende
Foto: Monise Rezende
Foto: Monise Rezende
Foto: Ronaldo Garcia
Fotos: Monise Rezende
Foto: Monise Rezende
Foto: Monise Rezende
Foto: Monise RezendeFoto: Monise Rezende
Foto: Monise Rezende
Foto: Monise Rezende
Foto: Monise Rezende
Foto: Monise Rezende
Foto: Monise Rezende
Foto: Monise Rezende
Foto: Ronaldo Garcia
Assinar:
Postagens (Atom)