novembro 30, 2011

Supremo adia novamente julgamento da Lei da Ficha Limpa

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou, por falta de tempo e de  quórum, o julgamento sobre a validade da Lei da Ficha Limpa para as  eleições municipais de 2012. O tema chegou a entrar na pauta da casa  nesta quarta-feira, 30, mas não houve tempo de iniciar os debates antes  do fim da sessão.

Além disso, dois dos nove ministros presentes se ausentaram  temporariamente do plenário, o que fez com que o quórum da corte ficasse  abaixo do número mínimo necessário de magistrados para julgar questões  de constitucionalidade: oito. Não há previsão de nova data prevista para  a retomada do julgamento.

No último dia 9, os ministros colocaram o tema em pauta, mas um pedido de vista do ministro Joaquim Barbosa paralisou o julgamento. O  debate seria retomado com o voto vista de Barbosa. Até agora, o único  voto proferido é o do ministro Luiz Fux, que fez uma defesa quase  integral da lei. O ministro propôs apenas uma alteração: só ficariam  inelegíveis políticos que renunciassem para escapar de possível cassação  quando o processo no Conselho de Ética já estivesse em andamento.

A proposta foi rechaçada pelos defensores da lei, que viram a  possibilidade de brecha para políticos escaparem da inelegibilidade. Em  seguida, Fux admitiu que poderia mudar seu voto para adequá-lo à versão mais austera da norma.

No entanto, há na corte uma intenção de somente retomar a votação com  a composição completa. A ministra Rosa Maria Weber, indicada esta  semana pela presidente Dilma Rousseff para o STF, somente será  sabatinada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na  próxima terça-feira, 6 de dezembro. Em seguida, o plenário da Casa tem  de aprovar o seu nome. Somente após esse processo ela tomará posse.  “Essa questão vai ser recolocada na sessão em que vamos votar o pedido  de vista”, disse Fux no começo do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário