abril 28, 2011

Beira-Rio e Olímpico são atrativos turísticos da Capital

Futebol e suas estruturas são atrativos do destino Porto Alegre
Foto: Ivo Gonçalves/Arquivo PMPA

Assistir a um jogo do Internacional ou do Grêmio é o principal motivo que atrai visitantes de outras cidades aos dois grandes estádios da Capital gaúcha, mas não o único. Com ele, competem em pé de igualdade o acervo dos museus dos dois clubes, a imagem do gramado e as lojas de produtos com a marca dos times. Além disso, a maior parte dos que vão ao Beira-Rio ou ao Olímpico não é frequentador assíduo dos estádios, e viajam a Porto Alegre uma vez ao ano ou mais, ou ainda, sem freqüência definida. Os dados sinalizam que o futebol e suas estruturas são atrativos do destino Porto Alegre com potencial para atrair fluxo turístico à cidade não apenas em dias de jogos.


Esses são alguns dos resultados da pesquisa Perfil do Visitante dos Estádios Beira-Rio e Olímpico, realizada pela Secretaria Municipal de Turismo com o curso de Turismo do Centro Universitário Metodista do IPA e o apoio do Sport  Club Internacional e do Grêmio Foot-ball Porto-alegrense. O dados completos do levantamento serão apresentados hoje, 27, às 19h30, no Auditório Oscar Machado do IPA, com a presença do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes.

Público - A pesquisa foi feita de maio a julho de 2010 por meio de questionários elaborados pela equipe técnica da SMTur e aplicados por alunos do curso de Turismo do IPA.  Foram ouvidas 440 pessoas em dias úteis e fins de semana, em visitas guiadas e em jogos nos dois estádios, incluindo disputas do Campeonato Gaúcho. Do total de entrevistados, 54% eram de cidades do interior do Rio Grande do Sul (35%) e de outros Estados (12%), sendo Paraná e Santa Catarina os principais destinos emissores. Os restantes 46% foram moradores da Capital (31%) e da Região Metropolitana (15%).

O objetivo da SMTur com o levantamento é potencializar o programa Futebol Tur, que oferece aos turistas da Capital visitas guiadas ao Olímpico e Beira-Rio além de facilitar a aquisição de ingressos para jogos de futebol nos dois estádios, que pode ser feita  diretamente nos balcões de 20 hotéis e 14 agências de viagem credenciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário