abril 17, 2011

Da série: É preciso pensar este País - I

O PPS PORTO ALGRE, com a intenção de promover um debate sobre o que é a Esquerda no Brasil, atualmente, criou uma comunidade do Facebook, que está a disposição para a divulgação das reflexões de nossos companheir@s e amig@s.

De Raulino Oliveira recebemos a seguinte reflexão:

O nome da comunidade criada pelos companheiros do PPS-RS no Facebook indica a clara intenção de vínculos entre o PPS e o antigo Partidão. Este vínculo que carrega uma série de experiências e posições políticas do PCB, aqui no Brasil, de muita correção no tocante a questão democrática, trás também a vinculação com o Socialismo e consequentemente as relações ideológicas com a esquerda nos diversos movimentos e iniciativas perseguidas por este pensamento durante o século XX.

Ocorreu que o Socialismo enquanto alternativa de sistema político e econômico em nossa contemporaneidade se demonstrou um sistema/regime ineficaz e em muitos casos profundamente contra a liberdade das pessoas. Foi Gorbachov quem assinalou que apesar de haver conhecimento e ciência na URSS, estes atributos não se transformavam em melhoria da qualidade de vida do povo porque o tecido de gestão do Estado impedia a sua livre circulação e assim a inovação desaparecia.

A idéia de esquerda está, portanto vinculada a essas experiências do chamado Socialismo Real. A disposição para uma postura humanista batia de frente e fortemente contra as burocracias instituídas de forma autoritária e verticalizadas. O centro de poder quis sempre ser a cada dia mais centro e consequentemente menos democrático. A generosidade do pensamento de esquerda não foi suficiente para mudar o autoritarismo de projetos que viam o Estado como a solução para tudo. E nas vezes em que se tentaram as reações foram absolutamente rancorosas, tendo como saldo inúmeras mortes e muitos milhares de prisões e isolamentos dos mais variados tipos, todos desumanos e de caráter facistizante.

Como propor em nossos dias algum projeto que se autodenomine de esquerda? É chamar o paradoxo para a empreitada. O PPS tem que ter compromisso com a liberdade e a Democracia. Ficando de olho na Revolução. Hoje as demonstrações que se definem como de esquerda são sem exceção contra revolucionárias, abertamente conservadoras e muitas vezes reacionárias diante das demandas de nosso tempo. No caso brasileiro temos o PT que não me deixa mentir; uma Confederação de Interesses unicamente em defesa de um projeto de Poder.

Marx definiu de forma magistral Modo Social de Produção - A cada base técnica um determinado modo social de produção! – Estamos diante de uma nova base técnica. Aqui Marx também foi preciso e fez Ciência: A base técnica se caracteriza pelo conjunto de dispositivos e saberes capazes de criarem valor num determinado tempo socialmente necessário. Se mudar a base técnica, muda a forma de apropriação e criação de valor na sociedade. Aqui companheiros, está a Revolução!

As novas tecnologias da informação e as redes que são humanas mudaram completamente a forma de geração de valor. As relações espaço temporais na produção de bens e serviços foram dramaticamente modificadas e cada vez mais são acelerados os processos de geração de valor em todas as sociedades. Hoje quem não está nas redes tecnológicas está fora do tempo. O Modo Capitalista de Produção está esgotado. E quando estamos diante da Revolução tudo que é sólido se desmancha no ar!
Ser de esquerda é ser contra a avalanche que estamos vivendo e presenciando. E ficar contra a avalanche nos transforma na própria avalanche.

Grande abraço aos companheiros do RS.


(Raulino Oliveira está no Facebook e no blog http://velhinhonarede.blogspot.com/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário