dezembro 21, 2011

Boas notícias para o Turismo

A Embratur decidiu estender aos municípios recursos da verba descentralizada, antes restrito aos estados, através da Portaria nº 44 que institui, no orçamento do órgão federal, a verba descentralizada municipal destinada à promoção internacional dos municípios.                  

                                                                                                Foto:Mercado&Eventos

Luiz Fernando Moraes, presidente da ANSEDITUR, recebeu a informação sobre mais recursos para os municípios turísticos 

Para 2012, o valor da verba descentralizada municipal será de R$ 5 milhões, que serão distribuídos por meio de chamamento público de projetos, informou Flavio Dino, presidente da Embratur, na reunião com a Anseditur.

Dino formalizou ao presidente da Anseditur, Luiz Fernando Moraes, secretário de Turismo de Porto Alegre, o convite para que a associação participe da formulação dos critérios pelos quais os projetos apresentados pelas cidades serão selecionados. “Este anúncio marca um novo momento na relação da Embratur com os municípios, que poderão trabalhar diretamente na sua promoção”, ressaltou Moraes.

O presidente da Embratur, Flavio Dino, ressaltou que além da Verba Descentralizada aos Estados, o governo vai repassar verba diretamente para que os municípios façam divulgação dos seus produtos turísticos no mercado internacional, por meio de aços que estejam alinhadas com as estratégias da Embratur. “Os valores serão direcionados para municípios ou grupo de municípios, organizados mediante instrumentos de cooperação”, detalhou Dino.

Durante a apresentação, Dino também ressaltou que a distribuição dos recursos será efetuada a partir de um Chamamento Público, no qual o edital fixará os requisitos e critérios objetivo para a seleção dos projetos beneficiados. “Convido a Anseditur a participar da elaboração do edital, para que tenhamos critérios transparentes de escolha. A nossa expectativa é divulgá-lo em fevereiro, a partir daí, inicia-se o processo de liberação dos repasses’, explicou o presidente.

Na reunião com a Anseditur, Flávio Dino também apresentou o planejamento da Embratur para o próximo ano. Entres as novidades, está a concentração das ações de promoção turística do Brasil em 17 países. Para ele, “com uma ação menos dispersa, poderemos diversificar os mecanismos de divulgação nesses 17 países, obtendo efeitos mais positivos”. O presidente também falou sobre a instalação de 13 EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo), que funcionam como unidades avançadas de promoção, marketing e divulgação de produtos e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Dino explicou que, por meio da Embratur, as atividades dos EBTs são focadas na parceria e no relacionamento com os principais agentes econômicos responsáveis pela emissão de turistas em cada país. “O principal objetivo é promover e anunciar o turismo brasileiro nos mercados específicos, além de oferecer alternativas que contribuam para a consolidação da imagem do Brasil como um atrativo e competitivo destino turístico”, ressaltou.

Copa 2014 

A reunião da Anseditur em Brasília foi a última do exercício 2011. No período da manhã foram definidos os nomes da Comissão do Grupo da Copa da Anseditur, que passa a ser integrada por Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (PR), Fernando Rios, presidente da Belotur, de Belo Horizonte (MG), e Claudio Tinoco, presidente da Saltur, de Salvador (BA).

Segundo Moraes, a definição foi importante para que sejam discutidas estratégias das cidades sede em relação a Copa 2014. "A preocupação maior continua sendo a questão dos investimentos em infraestrutura dos aeroportos nas cidades sede. Com a formação do Grupo da Copa essa e outras questões poderão ser focadas com maior objetividade e cobradas as medidas necessárias para atender ao crescimento na demanda em função da Copa de 2014", adiantou. Em encontro da diretoria da entidade, foram apresentados os resultados da oficina de planejamento estratégico da entidade para 2012 e debatido o calendário de reuniões para o próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário